RESUMO
Código: 232
Tema: Responsabilidade Social Corporativa e Gestão de Stakeholders

 

Abrir
Arquivo

 
Uso da Análise Multicritério Na Identificação da Produção e Geração de Riqueza: Um Estudo Nas Empresas Listadas no Segmento de Construção Civil da Bm&fbovespa
 

Desenvolver uma metodologia baseada na análise multicriterial composta por indicadores de produção e geração de riqueza capaz de medir a performance empresarial.

Quanto a sua finalidade, classifica-se como uma pesquisa aplicada que objetiva gerar conhecimentos práticos e dirigida à solução de problemas específicos. Quanto aos objetivos, classifica-se como exploratória e descritiva. Quanto aos procedimentos, constitui-se como bibliográfica e documental. Quanto à natureza, classifica-se como quantitativa. Fez-se o uso da análise multicriterial (PROMETHEE II). A amostra do estudo é composta por 18 empresas do segmento de construção civil da BM&FBOVESPA.

A fundamentação teórica se embasa em alguns esforços que foram realizados acerca da temática relacionada à geração e distribuição de valor adicionado e os indicadores de valor adicionado, dentre eles, Bao e Bao (1996), Consenza et al. (2002), Miranda et al. (2002), Santos e Hashimoto (2003), Cunha et al. (2005), Almeida et al. (2009), Vieira (2010), Carmo et al. (2011), Consenza e Vieira (2013).

A ordenação obtida através do método Preference Ranking Method for Enrichment Evaluation (Promethee II) enfatiza a distinção entre as empresas mais e menos geram e agregam riqueza empresarial. Enquanto a empresa CR2 foi considerado como maior valor adicionado. A empresa VIVER obteve o pior fluxo líquido (negativo), evidenciando menor nível de valor adicionado.

As principais descobertas encontradas com essa metodologia se configuram como um instrumento capaz de contribuir com mais um olhar para identificar empresas com capacidade de geração e distribuição de riqueza entre as partes interessadas.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: