RESUMO
Código: 233
Tema: Logística e Cadeia de Suprimentos

 

Abrir
Arquivo

 
A Cadeia de Suprimentos Verde e As Indústrias Químicas no Brasil
 

Verificar como se processa as relações entre dimensões da gestão da cadeia de suprimentos verde, o perfil ecológico e o desempenho das empresas do ramo químico brasileiro. Construir um instrumento de pesquisa por meio da revisão bibliográfica e de entrevistas; refinar e validar o instrumento de pesquisa e verificar se alguma variável que compõe o construto gestão da cadeia de suprimentos verde é a que mais interfere no desempenho das empresas químicas brasileiras.

Fase 1, qualitativa, exploratória, entrevistas com oito gestores. Utilizou-se análise de conteúdo para tratar os dados coletados. Fase 2, qualitativa, exploratória, com sete especialistas para refinar o instrumento de pesquisa, por meio de sucessivos pré-testes. Fase 3, quantitativa, descritiva, consultados gestores de empresas químicas via questionários com 50 assertivas, os dados foram tratados por estatística descritiva, técnicas da análise fatorial e modelagem em equações estruturais.

Estratégias sustentáveis é o modo como a organização se posiciona diante dos desafios competitivos, isto é, se assume posição de pioneira ou de seguidores. Associou-se meio ambiente com as estratégias empresariais sustentáveis, via nove construtos: Práticas internas de GSCM; Práticas externas de GSCM; Investimentos verdes; Eco-design e logística reversa; Pró-atividade corporativa; Reatividade corporativa; Desempenho ambiental; Desempenho econômico e Desempenho operacional.

Há uma tendência de que a boa prática da GSCM pode gerar um bom Desempenho, que não é necessariamente somente um deles o Ambiental, Econômico ou Operacional, podendo ser todos ou uma combinação entre eles. Na literatura pesquisada, também foi encontrada uma série de dificuldades para estabelecer esse relacionamento (KLASSES; McLAUGHIN, 1996). Pode-se concluir que as empresas do ramo químico devem gerenciar a cadeia de suprimentos verde (ou ecológica) para além dos benefícios econômicos.

A pesquisa mostrou o esforço dos dirigentes na formulação e divulgação de estratégias ecológicas sustentáveis e o comprometimento com o meio ambiente. Na maioria das empresas existe o comprometimento da alta direção na adequação aos regulamentos ambientais. São total ou parcialmente integrantes de uma GSCM e o fator mais importante é o desempenho ambiental. Como melhoraria, é tornar rotineiro os investimentos com conscientização ambiental e acompanhamento periódico das práticas verdes na GSCM.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: