RESUMO
Código: 235
Tema: Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

 

Abrir
Arquivo

 
Governança Eletrônica Nos Municípios: Uma Análise do Estado de Sergipe
 

A proposta central do estudo é apurar o índice de governança eletrônica dos municípios do estado de Sergipe. O estudo objetivou ainda fazer uma correlação dos resultados com o tamanho (população) dos municípios.

Realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, baseado na métrica proposta por Mello e Slomski (2010). A população do estudo compreendeu os 75 municípios do estado de Sergipe. A amostra intencional e não probabilística contemplou os 40 municípios com até 100 mil habitantes que possuíam websites ativos durante a operacionalização da pesquisa. Os dados do estudo foram obtidos nos portais eletrônicos das prefeituras no período da pesquisa entre de 10/06/2013 a 09/07/2013.

A partir da expansão dos conceitos de e-serviços e e-democracia, as TIs passam a ser fundamentais para a gestão pública. Com isso, há uma conversão para forma eletrônica dos diferentes tipos de conhecimentos codificados com a possibilidade de dependência mínima de matéria (LASTRES; FERRAZ, 1999). A governança eletrônica é o resultado da contribuição da democracia e governo eletrônicos para um contexto maior no qual o governo formula e implementa suas políticas com a participação da sociedade.

Os resultados apontaram índices de governança eletrônica nas administrações municipais extremamente baixos, com uma média entre os municípios participantes da pesquisa de 13,413, em uma escala de 0 a 100. Observa-se, portanto, que a quantidade de medidas de governança eletrônica que já foram implantadas pelas prefeituras municipais ainda é muito limitada.

O estudo contribui para a temática da Governança Eletrônica devido à escassez de pesquisas relacionadas à governança pública. Busca ainda preencher uma lacuna teórica ao desenvolver o estudo nos micro, pequenos e médios municípios. E por fim, o estudo traz uma contribuição prática para gestores públicos municipais ao fornecer possibilidades de melhoria nas políticas de Governança Eletrônica, e, consequentemente na expansão da participação democrática e melhor prestação de serviços aos cidadãos.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: