RESUMO
Código: 239
Tema: Contabilidade Financeira e Gerencial

 

Abrir
Arquivo

 
Impairment e Alisamento de Resultados: Um Estudo em Companhias do Setor de Energia Elétrica Listadas Na Bm&fbovespa
 

O objetivo do estudo consiste em verificar qual é a associação entre a redução ao valor recuperável de ativos e a prática de gerenciamento de resultados conhecida como income smoothing ou alisamento de resultados. Para tanto, selecionou-se as empresas do setor de energia elétrica listadas na BM&FBOVESPA por possuírem, entre outros fatores, regulamentação específica que exige a adoção do Pronunciamento Técnico CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos.

O estudo caracteriza-se pela abordagem empírica, com dados levantados em demonstrações contábeis, incluindo as Notas Explicativas, disponíveis no site da BM&FBOVESPA. Quanto aos objetivos, a investigação é descritiva, pois está estruturada com questão de pesquisa claramente delineada e principalmente porque busca descobrir associações entre variáveis. Quanto à abordagem do problema o estudo é quantitativo, pois verifica a associação entre o alisamento de resultados e impairment.

Qualidade da informação contábil, determinadas características das informações geradas pela contabilidade, quando adequadas, são propriedades necessárias para torná-la útil. Gerenciamento de resultados,ocorre quando o administrador utiliza-se de julgamento nos relatórios financeiros para enganar alguns agentes sobre o desempenho econômico da empresa. Teste de recuperabilidade dos ativos,diferença entre o valor registrado de um ativo e o valor justo.

Os resultados sugerem a relação de que quanto maior a perda por impairment da companhia, proporcionalizada a seu ativo, maior é a tendência à suavização dos lucros. Os achados revelaram indícios de que as subjetividades no cálculo das perdas por impairment podem ser alvo de julgamentos e manipulação dos gestores., supostamente aproveitam-se da vulnerabilidade dos cálculos de taxas e prazos inerentes ao impairment para fins de suavização dos resultados.

A pesquisa possibilita que stakeholders compreendam que existem formas de manipulações mesmo em cálculos regulamentados e suportados por norma específica, para interferir na percepção dos usuários da informação contábil. Além disso, a pesquisa pode servir como base para melhorias na confiabilidade das informações divulgadas e como base indicativa de que os organismos governamentais devem delimitar de forma mais clara e objetiva as métricas envolvidas no cálculo do impairment.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: