RESUMO
Código: 241
Tema: Apreçamento de Ativos, Gestão de Investimentos e Finanças Comportamentais

 

Abrir
Arquivo

 
A Influência de Notícias Setoriais Ruins Nos Preços das Ações de Construtoras, Incorporadoras e Imobiliárias - Estudo de Dois Eventos
 

O objetivo deste estudo é saber se houve influência nos retornos das ações, de forma anormal, de empresas relacionadas a dois eventos. O primeiro evento é a divulgação pela Folha de São Paulo de algumas notícias ruins sobre o setor imobiliário, num mesmo dia, enquanto que o segundo é a divulgação do rebaixamento nos preços-alvo das ações de algumas empresas desse setor, por parte do Banco Goldman Sachs.

O método baseia-se no retorno do Ibovespa versus retorno dos preços das ações das empresas relacionadas a cada evento. As séries de retornos, tanto do Ibovespa (retorno de mercado) quanto das ações das empresas foram logaritmizadas para a realização de regressão linear por mínimos quadrados ordinários (MQO) relacionando esses retornos. Aplicou-se o teste de Chow (Chow Breakpoint Test) para cada evento, considerando-se a possível ruptura em cada uma das séries, diante dos eventos em estudo.

O referencial teórico baseia-se no estudo de eventos sob a hipótese de eficiência nos mercados (HEM), mas considerando a influência de um evento externo à empresa no preço de suas ações. Parte-se do pressuposto de que o mercado reage às informações divulgadas por entidades renomadas, sejam instituições financeiras ou jornais e revistas cujas matérias tenham alguma profundidade sobre o assunto, refletindo opiniões de pessoas conceituadas e evidenciando dados comprobatórios das opiniões expressas.

Efetuando-se a comparação entre o retorno de mercado (Ibovespa) e o retorno das ações das empresas relacionadas a cada evento, obteve-se, como resultado, que a divulgação de notícias setoriais ruins acerca do mercado imobiliário, por parte da Folha de São Paulo está associada à ruptura nos retornos das ações das empresas do setor em relação ao Ibovespa. De forma contrária, o rebaixamento dos preços-alvo de algumas ações do setor, por parte do Goldman Sachs, não gerou retornos anormais nas ações.

Ao analisar a possível influência de dois eventos externos às empresas nos retornos das ações de determinadas empresas de um mesmo setor (imobiliário), obteve-se como resultado a influência relevante da divulgação de notícias setoriais ruins em um veículo de comunicação de penetração nacional e, de outro lado, a influência não relevante da divulgação do rebaixamento nos preços-alvo de determinadas ações do mesmo setor, por um renomado banco de investimentos internacional.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: