RESUMO
Código: 244
Tema: Instituições Financeiras e Crédito

 

Abrir
Arquivo

 
Análise da Relação Entre Alavancagem e Rentabilidade dos Bancos Brasileiros Listados Na Bolsa de Valores de São Paulo, no Período de 2001 A 2010
 

Como um dos principais setores da economia do país, os bancos atuam como qualquer empresa, oferecendo produtos e serviços e principalmente buscando a rentabilidade. Embora já existam estudos acadêmicos sobre estrutura de capital e rentabilidade dos bancos, a alavancagem e sua relação com as variáveis de rentabilidade ainda é uma questão em aberto. Este estudo explora a relevância empírica da relação entre alavancagem e rentabilidade dos bancos brasileiros.

Pesquisa quantitativa, utilizando variáveis extraídas das informações financeiras dos bancos comerciais listados na Bovespa, no período 2001-2010. Para verificar a existência de correção entre as variáveis estudadas, utilizou-se o método de painel de dados com testes de Hauman, Chow e Durbin-Watson. Variáveis utilizadas: dependentes: índices de alavancagem e independentes: índices de rentabilidade, tradicionais de análise econômico-financeira, de valor de mercado e risco.

A estrutura de capital representa o fator-chave do presente trabalho. Foram revistas as referências teóricas da Gestão de Ativo e Passivo relacionando o descasamento de taxas e a análise da duração das operações financeiras, além da revisão da regulamentação bancária (Basiléia) e a necessidade de capital mínimo e os demonstrativos financeiros e revelando s situação econômico-financeira através de seus índices.

O estudo revelou que a alavancagem esteve relacionada a rentabilidade das instituições financeiras brasileiras em relação ao volume de custo de captação, relação patrimônio total com ativo total e índice da Basiléia, dependendo do grupo de instituições que estão sendo analisadas (maiores e menores bancos). Evidencia-se gerenciamento dinâmico de ativos e passivos com ajustes constantes em suas estratégias de negócios.

Ficou evidente a heterogeneidade do setor e que características individuais das instituições influenciam as estratégias de alavancagem e rentabilidade. Tendo em vista as opções de metodologia realizadas, alguns parâmetros e variáveis merecem ser estudados de forma mais profunda e futuras pesquisas, bem como análises das estratégias bancárias no período.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: