O objetivo deste estudo foi descrever o modelo de negócio da empresa Movile por meio da análise da sua trajetória e do Business Model Canvas – BMC. Para isso, a análise se deu em três etapas: i) descrição da trajetória da empresa, desde a fase inicial até o detalhamento de suas perspectivas futuras; ii) descrição de sua atuação na cadeia de valor do setor de Serviço de Valor Adicionado - SVA; e iii) descrição das nove dimensões de seu modelo de negócio baseado no BMC.
Pesquisa qualitativa realizada por meio de um estudo de caso único (YIN, 2005). A escolha da empresa ocorreu de forma intencional e não aleatória (EISENHARDT e GRAEBER, 2007). A coleta de dados envolveu o uso de observações, entrevista e coleta de documentos. A análise ocorreu segundo Flores (1994) em duas etapas: a primeira relacionada à redução das entrevistas e a segunda à meta-categorização e categorização dos dados com sua posterior codificação.
Adotou-se a concepção de modelo de negócio de Osterwalder e Pigneur (2010) que o define como a lógica de criação, entrega e captura de valor através das nove dimensões: segmento de clientes, propostas de valor, canais, relacionamento com o cliente, fontes de receitas, atividades-chave, recursos principais, parcerias principais e estrutura de custos. Trabalhou-se também a tipologia de modelo de negócios tecnológicos (TIMMERS, 1998) e a evolução organizacional (CHANDLER JR., 1990; PENROSE, 2006).
O processo expansivo do modelo de negócio da Movile baseou-se na inovação por aquisições e combinações em torno de sua base tecnológica e de mercado. Nesse processo, o modelo de negócio identificado aponta a empresa como uma integradora na cadeia de valor do setor de SVA, que inicia o negócio no segmento exclusivo do B2B, atendendo principalmente as operadoras de telefonia, e ao longo da evolução inclui novos produtos e serviços em seu portfólio movimentando-se cada vez mais para o segmento B2C.
Permitiu-se analisar a concepção do modelo de negócio da Movile com base em seu processo evolutivo delineado por integrações horizontais, verticais, expansões (CHANDLER JR, 1990) e diferentes combinações tecnológicas e de mercados (PENROSE, 2006), além de possibilitar a inferência sobre a participação da empresa como uma integradora na cadeia de valor e a descrição das nove dimensões de seu modelo de negócio de acordo com o Business Model Canvas – BMC (OSTERWALDER E PIGNEUR, 2010).
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