Este estudo teve o objetivo de analisar o processo de aprendizagem de empreendedores sociais da cidade de Aracaju, utilizando uma adaptação do modelo desenvolvido por Rae (2004).
O método de pesquisa adotado foi o de estudo de casos múltiplos, em que os empreendedores sociais foram considerados como unidades de análise. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com três fundadores de empreendimentos sociais.
O arcabouço teórico deste estudo compreende uma breve revisão de autores clássicos que tratam do empreendedorismo social (ALVORD; BROWN; LETTS, 2004; AUSTIN; STEVENSON; WEI-SKILLERN, 2006; MAIR; MARTÍ, 2006; DEES, 2001) e alguns estudos recentes sobre essa temática (MATIZ; SCHEMM, 2012; GODÓI-DE-SOUSA; FISCHER, 2012; CORREA; TEIXEIRA, 2012). E a aprendizagem empreendedora tem como base os trabalhos de RAE (2004), Man (2006); Polits (2005), Pittaway et al (2011).
Observou-se que a formação pessoal e social proporcionou experiências e conhecimentos aprendidos em instituições privadas; a aprendizagem contextual aconteceu pela imersão no setor social e também em áreas relacionadas às atividades finais dos empreendimentos sociais (saúde e educação); e a experiência nesses campos possibilitou o reconhecimento de oportunidades. Finalmente, as interações com a rede de relacionamentos permitiram o compartilhamento de informações sobre práticas empreendedoras.
As principais contribuições desse estudo são: melhorar a compreensão sobre o processo de aprendizagem empreendedora e colaborar com o entendimento desse fenômeno no contexto do empreendedorismo social.
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