RESUMO
Código: 248
Tema: Casos de Ensino

 

Abrir
Arquivo

 
Responsabilidade Social Corporativa Na Universidade: A Unifor e O Caso do Projeto Flores do Bom Jardim
 

Discutir a tipologia de responsabilidade corporativa considerando a Responsabilidade Social Corporativa Coercitiva, Altruísta e Estratégica (HESTED; SALAZAR, 2006). O caso também abrange a visão de desenvolvimento econômico de Sen (1999) e o empoderamento segundo Freire apud Baquero (2012). O caso pode ser adotado em cursos de graduação e de pós-graduação, especialmente em administração de empresas em disciplinas cujos conteúdos se relacionem com a Responsabilidade Social Corporativa.

Estudo exploratório descritivo, de corte transversal, desenvolvido por meio de um estudo de caso. Utilizaram-se dados documentais e de campo. Os dados documentais foram coletados no site da UNIFOR e em seu planejamento estratégico. Realizaram-se ainda entrevistas com os responsáveis pela Divisão de Responsabilidade Social da UNIFOR e do projeto estudado por meio de formulário semi-estruturado. As entrevistas receberam tratamento qualitativo através leitura vertical e horizontal de cada questão.

Compõe-se de três trabalhos: Taking Friedman seriously: Maximizing profits and social performance (HUSTED; SALAZAR, 2006); Development as freedom (SEN, 1999); Empoderamento segundo Paulo Freire (BAQUERO, 2012). Husted e Salazar (2006) tipificam a responsabilidade social em estratégica, coercitiva e altruísta. Sen (1999) amplia o conceito de desenvolvimento econômico, ligando-o à promoção da liberdade. Para Freire (2012), a liberdade deve operar transformação social por meio do empoderamento.

O objetivo educacional é discutir ações práticas de Responsabilidade Social Corporativa em Instituições de Ensino Superior (IES) como extensão de seus objetivos educacionais. O caso descreve um projeto social em uma comunidade carente do município de Fortaleza, situada fora do entorno onde a IES costuma atuar. Discute-se a partir do caso o perfil de responsabilidade social de um projeto a ser proposto à Universidade de Fortaleza, a partir do perfil de suas ações de responsabilidade social.

O Projeto Flores do Bom Jardim é uma iniciativa de colaboradores da UNIFOR em uma das áreas mais carentes da capital cearense, visando promover cursos de profissionalizantes e preparatórios para acesso ao ensino superior. O dilema apresentado é o da proposição de seu encampamento pela Universidade, incluindo-o em suas ações de responsabilidade social. O caso discute uma ação concreta de responsabilidade social corporativa no contexto das instituições de ensino superior.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: