RESUMO
Código: 249
Tema: Estratégia Internacional e Globalização

 

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Internacionalização no Brasil e Na França: Estudo de Caso da L'oréal e da Natura
 

Este estudo visa analisar a internacionalização no setor de cosméticos francês e brasileiro por meio do estudo de caso de duas empresas. Serão estudadas a entrada e a presença da francesa L’Oréal no Brasil, bem como o mesmo da brasileira Natura na França, associando esses aspectos à estratégia das organizações e ao mercado global de cosméticos.

Primeiramente, buscaram-se informações sobre os temas internacionalização e gestão internacional em livros, jornais e outras fontes de dados secundários para a revisão da literatura. Em seguida, realizaram-se dois estudos de caso: a internacionalização da Natura na França e a da L’Oréal no Brasil. As fontes de pesquisa foram dados secundários obtidos em institutos de pesquisas, governo, informações disponibilizadas pelas próprias companhias, jornais, revistas e câmaras de comércio.

Segundo Kotler e Keller (2006), um setor global é aquele em que as posições estratégicas são influenciadas pelas posições globais. Essas posições estão associadas à forma como as organizações configuram e coordenam sua cadeia de valor a nível global (PORTER, 1992) e a sua estratégia corporativa (GARRETTE et al, 2009). A internacionalização é um exemplo desta última e as empresas tendem a se internacionalizar primeiro a países em que a distância cultural é menor (HILAL e HEMAIS, 2003).

O presente trabalho analisou dois casos de internacionalização: o da L’Oréal está inserido no contexto da internacionalização dos early movers e o da Natura, dos late movers. Apesar de a indústria de cosméticos ser multidoméstica, competências centrais e vantagens competitivas não podem ser tão facilmente transferidas, pois é preciso que o modelo de negócio seja adaptado localmente e uma das principais razões disso é que os hábitos de consumo e os padrões de beleza são distintos em cada país.

Este trabalho contribui para o incremento das relações comerciais entre o Brasil e a França, uma vez que analisa o caso de uma empresa francesa e outra brasileira que conseguiram se estabelecer no outro país, levando as competências que adquiriram no mercado local e aproveitando as vantagens e oportunidades que os mercados estrangeiros lhe proporcionaram.

 

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