Este artigo tem por objetivo identificar e analisar os elementos propostos por Pearce II (1982) presentes nas missões das empresas hoteleiras de Santa Catarina associadas à ABIH-SC (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina).
Para atingir tal objetivo, realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e análise de conteúdo. A relação dos hotéis avaliados foi retirada do website da ABIH-SC, totalizando 217 empresas hoteleiras. A maioria delas possui endereço eletrônico, porém a amostra foi composta por 20 que divulgaram nele sua missão. Definiu-se o modelo de Pearce (1982) como indexador de missão efetiva e, posteriormente, foram selecionados os elementos presentes nas missões coletadas.
A missão institucional é um dos principais documentos da filosofia, sendo sua definição fundamental para direcionar, estimular e guiar na busca de oportunidades, com objetivo de reforçar o comprometimento e a trajetória da organização. A definição da missão é importante no âmbito estratégico, ao estabelecer os clientes alvo, produtos e/ou serviços a serem oferecidos, bem como fixar claramente seu negócio e valores.
Os resultados indicam que nenhuma empresa da amostra possui uma missão efetiva de Pearce II, ou seja, os hotéis catarinenses fazem a missão por adequação à sua estrutura ou influência do setor em que estão inseridos. Também apontam que as empresas pesquisadas utilizam a missão institucional mais como instrumento de marketing do que como ferramenta de gestão estratégica. Assim, recomenda-se a conscientização dos gestores sobre a relevância da missão efetiva para o planejamento estratégico.
A realização desta pesquisa se justifica pela relevância de investigar se a missão institucional é a razão de ser das empresas, principalmente quando parte integrante do planejamento estratégico. Em outras palavras, este estudo contribui para o desenvolvimento das missões institucionais, uma vez que são fundamentais para sobrevivência, crescimento e sucesso de qualquer negócio.
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