RESUMO
Código: 259
Tema: Cluster e Redes de Negócios

 

Abrir
Arquivo

 
Estruturas de Governança Para O Desenvolvimento de Sistemas Setoriais de Inovação: Um Estudo Exploratório Junto à Pequenos Produtores de Cachaça do Brejo Paraibano
 

Analisar as formas de estruturas de governança existentes no setor de produção de cachaça no Brejo paraibano e as suas contribuições para o melhor funcionamento do sistema setorial de inovação.

Estudo exploratório e descritivo, utilizando-se dados primários e secundários. No primeiro caso foram realizadas entrevistas com os diversos tipos de participantes do setor a partir de um roteiro. E no segundo caso, foram analisados uma série de dados secundários obtidos junto aos órgãos de apoio à atividade econômica na região. Para análise de dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo.

Os Sistemas Setoriais de Inovação estão acoplados à abordagem dos Sistemas de Inovação, sendo determinados na perspectiva de dinamismo da mudança e transformação dos setores, enfocando o entendimento da inovação como fenômeno interativo entre vários atores (MALERBA, 2002). Nesse sentido, Storper e Harrison (1991), ressaltam a importância da existência de estruturas de governança específicas que são capazes de melhorar as formas de atuação dentro do sistema.

A estrutura de governança vigente no setor de produção de cachaça do Brejo paraibano não contribui para o melhor funcionamento do Sistema Setorial de Inovação e a forma de atuação desse sistema setorial não favorece a formulação e implementação de inovação, por existirem assimetrias de poder entre as empresas que compõem o setor e a falta de integração e atuação conjunta entre eles.

As evidências apontadas neste artigo demonstram a necessidade de mudança na forma de atuação das empresas e nas atuações das instituições de apoio à atividade na região. Neste sentido, torna-se necessário a adaptação de um modelo de governança que possa explorar os diversos tipos de competências e habilidades de todos os agentes envolvidos no sistema setorial. E a partir daí, com um engajamento entre esses agentes - cidadãos, empresas e poder público.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: