RESUMO
Código: 26
Tema: Estrutura de Capital, Governança e Política de Dividendos

 

Abrir
Arquivo

 
Relação dos Dividendos, Dívida e Conselho de Administração Com O Desempenho: Um Comparativo Entre Empresas Familiares e Não Familiares
 

O objetivo deste trabalho consiste em identificar a relação do pagamento de dividendos, do nível da dívida e do conselho de administração com o desempenho das empresas familiares e não familiares.

A amostra compreende 166 empresas familiares e 167 empresas não familiares. Utilizou-se 5 equações para verificar se o impacto dos dividendos, da dívida e a estrutura do board no desempenho é influenciado pelo controle familiar das empresas. Realizou-se 4 regressões lineares e por fim aplicou-se o modelo de equações simultâneas, pois a última equação incorpora as demais equações. As variáveis são do estudo de Setia-Atmaja, Tanewski e Skully (2009).

Pela teoria da agência tem-se dois tipos de problemas entre agentes e principais. Primeiramente, o conflito de interesses ocorre pela falta de alinhamento dos objetivos entre os interessados, sendo este conflitos minimizados pela maior participação dos proprietários na gestão, possibilitando o monitoramento dos gestores. O segundo problema de agência consiste no entendimento de que quando o controle é familiar, tem-se incentivos para expropriar a riqueza dos acionistas minoritários.

A política de distribuição de dividendos, níveis de dividas, tamanho do board é maior nas empresas não familiares. Conclui-se que as empresas familiares não possuem níveis mais elevados de pagamento de dividendos para manter a eficácia no controle dos problemas de agência II. Para a mitigação dos problemas de agência as empresas não familiares constatam que um elevado número de conselheiros independentes no board, como um mecanismo essencial para os problemas de agência.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: