RESUMO
Código: 267
Tema: Cluster e Redes de Negócios

 

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Feira das Flores do Ceagesp: Gênese e Evolução de Um Cluster de Negócios Varejistas
 

A Feira das Flores do CEAGESP é uma operação conjunta de vendedores em um espaço que não lhes pertence, em uma configuração que pode ser entendida tanto como uma rede de negócios como um cluster. O objetivo deste estudo é descobrir como essa feira surgiu e se desenvolveu até atingir a situação atual, descrevendo-a e avaliando seu estágio de desenvolvimento, usando para isso um modelo desenvolvido por pesquisadores nacionais.

Foi utilizada uma abordagem fenomenológica, com estudo de campo qualitativo, complementado por informações de sítios na Internet, publicações e visitas à feira. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas (com o apoio de um roteiro) com três produtores da feira e com o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Flores e Plantas do Estado de São Paulo. As entrevistas foram feitas pessoalmente, gravadas e posteriormente transcritas. As transcrições foram utilizadas para a análise e elabor

Um cluster é uma aglomeração considerável de firmas em uma área espacialmente delimitada na qual há um perfil diferenciado de especialização e existem negócios e especialização entre empresas de forma substancial. Existem clusters varejistas em que lojas vendem o mesmo tipo de produto. Uma rede é um conjunto de pessoas ou organizações interligadas. Os clusters e as redes de empresas têm uma capacidade elevada de competir e há condições que seriam as fontes dessa vantagem.

Foram identificados três fatores que colaboraram para o surgimento e desenvolvimento da Feira das Flores: a existência de produtores em uma região próxima à São Paulo; a demanda existente e a construção do pavilhão do CEAGESP. A feira possui elementos tanto de clusters como de redes. O modelo usado para avaliar o estágio de desenvolvimento mostrou que a configuração atual possui competitividade elevada, o que é coerente com o volume de vendas.

O estudo contribuiu para o avanço do conhecimento sobre clusters e redes de negócios, na área de estratégia. Foram coletados dados empíricos e estudado um caso específico, com característica de cluster e rede, que não é fixo em um local e nem se reúne em outros locais. Além disso, a discussão da coerência entre modelos e ideias distintos contribui para um avanço no conhecimento desses modelos e das possibilidades de sua utilização em outros contextos.

 

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