RESUMO
Código: 272
Tema: Promoção da Eficiência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos

 

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Justiça Organizacional Na Avaliação de Desempenho: Considerando Aspectos Comportamentais no Processo de Controle Gerencial de Organizações da Marinha
 

O objetivo final deste estudo foi verificar se a utilização das novas faixas de desempenho, no processo de análise gerencial das OMPS, propiciou a ocorrência de resultados superiores aos obtidos na metodologia de avaliação anterior, levando-se em consideração aspectos comportamentais e motivacionais envolvidos nesse processo.

A pesquisa foi desenvolvida sob a estratégia de estudo de caso. Segundo Yin (2001), o estudo de caso compreende um método que abrange tudo, com a lógica de planejamento incorporando abordagens específicas à coleta e à análise de dados. Diante disso, e tendo em vista o objetivo proposto, o estudo de caso apresentou-se como a técnica mais indicada, por possibilitar o alcance de um maior nível de profundidade sobre o assunto, permitindo, por conseguinte, maior poder de análise.

Buscou-se o embasamento teórico necessário à compreensão do tema abordado, através da revisão de literatura, que contribuiu para a definição do plano de referência que balizou a pesquisa. Foram expostos conceitos sobre à apuração de custos no setor público, à justiça organizacional e à avaliação de desempenho. Dentro desse contexto, adotou-se a linha de autores que destacam a percepção de justiça por parte do avaliado como elemento chave para a efetividade dos sistemas de avaliação de desempenho

Dos resultados obtidos após a implantação da iniciativa objeto deste estudo, foi possível depreender que tal medida contribuiu para a melhora da qualidade do gasto, gerando maior eficiência em termos econômicos. Assim, pode-se inferir que tais resultados apontam para o fato de que sistemas de avaliação de desempenho, para atingir níveis mais elevados de comprometimento dos indivíduos, mais do que serem bem estruturados com regras e indicadores claros, devem oferecer algo aos seus participantes.

Espera-se que esta pesquisa desperte a atenção de pesquisadores para a importância da aplicação dos conhecimentos disponíveis na literatura sobre justiça organizacional a estudos sobre os órgãos públicos. Lembrando-se, ainda, que no âmbito do setor público existe a questão da quebra de paradigma cultural quanto à avaliação de desempenho. Assim, acredita-se que o caso estudado possa contribuir para a indicação da escolha de métodos avaliação que gerem, efetivamente, a eficiência pública.

 

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