O objetivo desta pesquisa foi entender como a Gestão de Recursos Humanos tem incorporado a Gestão ambiental em suas práticas, mapeando-as e propondo uma agenda de pesquisa para estudos futuros.
Para isso realizou-se uma revisão da literatura pertinente aos temas de Green Human Resource Management e Gestão Ambiental em que foram verificadas as principais práticas de recursos humanos que podem contribuir para uma efetiva gestão ambiental. Este levantamento originou o roteiro de entrevista que norteou a pesquisa de campo sob a forma qualitativa e com um estudo de caso único.
O referencial teórico versou sobre a Green Human Resource Management (GRHM) (RENWICK; REDMAN; MAGUIRE, 2008) que diz respeito a como práticas de recursos humanos (treinamento, avaliação de desempenho, sistemas de recompensas, recrutamento e seleção) podem colaborar para um bom desempenho ambiental.
Os resultados indicam que a empresa possui algumas práticas de Green Human Resource Management, todavia, incipientes, o que não contribui efetivamente para uma melhor adoção de práticas ambientais. Dentre as práticas de RH destacasse o treinamento como o mais empregado. Por fim, ressaltas-se que o setor de recursos humanos para a empresa é tido como operacional, não sendo considerado estratégico.
Percebe-se que, em contramão ao que propõem Freitas; Jabbour e Gomes (2011) e o escopo inicial do presente estudo, no caso analisado é a variável ambiental que exerce influência sobre a gestão de recursos humanos na empresa, visto que na visão do gestor, o papel da área de RH se restringe ao aspecto operacional.
|