RESUMO
Código: 288
Tema: Contabilidade Financeira e Gerencial

 

Abrir
Arquivo

 
Os Impactos da Primeira Adoção das Normas Ifrs Nas Demonstrações Contábeis das Companhias Abertas Brasileiras
 

O presente artigo tem como objetivo identificar os impactos da mudança de práticas contábeis, decorrentes da adoção das IFRS, sobre as rubricas patrimoniais e de resultado presentes nas Demonstrações Contábeis das companhias brasileiras listadas na BM&FBOVESPA, bem como identificar os Pronunciamentos do CPC que causaram tais impactos.

Por meio de uma pesquisa descritiva, foram analisadas as demonstrações contábeis do ano de 2009 de 76 companhias abertas não financeiras listadas na BM&FBOVESPA, pertencentes ao IBrX - Índice Brasil. Para mensurar os impactos da transição, calculou-se para estas empresas o inverso do Índice de Comparabilidade de Gray, bem como identificou-se as rubricas de balanço e demonstrações de resultado em que ocorreram as maiores diferenças e as normas causadoras destas diferenças.

O Brasil aderiu ao processo de convergência mundial para as IFRS com a emissão da instrução nº 457/2007 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a qual determinou que as IFRS seriam obrigatórias para as demonstrações financeiras consolidadas relativas ao exercício de 2010 e posteriores. Durante o processo de convergência no Brasil havia a preocupação de a transição de normas causar diferenças significativas em rubricas que servem de base para diversos contratos entre agentes econômicos.

Os resultados deste trabalho indicam que a adoção das IFRS provocou, nas empresas brasileiras, diferenças significativas na maioria dos grupos patrimoniais e no resultado. Alguns resultados devem ser ressaltados, como as evidências de menor Lucro Líquido do padrão contábil brasileiro anterior comparativamente ao padrão IFRS; e algumas contas e normas que apresentaram impactos relevantes na transição em outros países, não apresentaram o mesmo comportamento em empresas brasileiras e vice e versa.

Este estudo pode servir de alerta aos usuários das informações contábeis, para, nas análises das empresas, ter atenção especial às contas patrimoniais, principalmente de Imobilizado, Intangível, Participações dos minoritários, Ativo Financeiro da Concessão, Ajustes de Avaliação Patrimonial, IR/CS Diferidos e Ativos Biológicos e às contas de resultado, principalmente Custo de Bens e/ou Serviços Vendidos e Receitas, pois estas foram bastante impactadas na transição, por vários Pronunciamentos.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: