RESUMO
Código: 29
Tema: Marketing de Serviços e Varejo

 

Abrir
Arquivo

 
Planejamento do Sortimento Como Uma Ferramenta Estratégica no Varejo
 

Analisar as consequências da implementação de uma ferramenta estratégica de redução do sortimento implementada por uma empresa com atuação no varejo de sobremesas do mercado brasileiro. Os resultados demonstraram que decisões sobre o planejamento do sortimento assumem um papel primordial na estratégia da cadeia de suprimentos, uma vez que é objetivo, tanto de varejistas como dos fabricantes, fidelizar seus clientes ao oferecer um equilíbrio entre variedade, profundidade e nível de serviço.

A presente pesquisa se caracteriza como um estudo de caso investigativo, explicativo quase experimental. Procedeu-se à manipulação de uma variável independente (sortimento) mas, sem o controle da aplicação dos estímulos experimentais ou da distribuição aleatória dos elementos (GIL, 2002). Na forma de estudo de caso, buscou analisar um fato real para alcançar um conhecimento detalhado da situação (YIN, 1987).

Dentre as práticas de gerenciamento por categorias, o planejamento do sortimento está entre as mais adotadas, pois permite, por exemplo, a eliminação de artigos pouco lucrativos e que ocupam o espaço físico que poderia ser destinado à exposição de outros produtos. O planejamento do sortimento auxilia nas tomadas de decisão sobre a limitação de espaços nas gondolas, sobre o investimento para estocagem, sobre a quantidade de lançamentos e sobre o aumento progressivo no número de categorias.

As consequências de uma redução de sortimento inadequada se arrastam para todos os elos da cadeia de suprimentos já que, o consumidor pode trocar de varejista, substituir o SKU por um produto de outra marca, substituir por produtos da mesma marca, adiar a compra ou desistir da mesma. Dada a importância sobre o assunto, as tomadas de decisão sobre sortimento têm emergido como uma importante arma competitiva para influenciar a demanda de produtos no ponto de venda.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: