RESUMO
Código: 290
Tema: Inovação e Sustentabilidade

 

Abrir
Arquivo

 
Capital Intelectual e Sustentabilidade
 

Este estudo objetivou verificar a existência de uma relação entre Sustentabilidade Corporativa e Capital Intelectual de forma a se evidenciar se o comprometimento das sociedades abertas com as iniciativas de caráter socioambiental contribui para o fortalc1ecimento de seus ativos intangíveis.

Por meio do cálculo do Grau de Intangibilidade (GI) de cada empresa listada na BM&FBOVESPA nos anos entre 2008 e 2011, segregou-se em dois grupos de análise: (1) Grupo Sustentável, formado pelas empresas que estiveram presentes na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA; e (2) Grupo de Controle, formado pelo restante das empresas. Os dados foram extraídos da Economática para manter uma base única e preservar a homogeneidade das informações.

LEMME, Celso Funcia. O valor gerado pela sustentabilidade corporativa. (p. 54) (...) uma das mais importantes associações entre sustentabilidade corporativa e desempenho empresarial consiste no fortalecimento de ativos intangíveis, desde a capacitação tecnológica, decorrente do processo de inovação, à liderança de marcas e à imagem institucional, passando pela atração de talentos profissionais, pelo desenvolvimento de capital humano e pela fidelidade de clientes e fornecedores.

Os resultados obtidos indicaram igualdade entre as médias do GI na maioria dos setores estudados, sugerindo, portanto, que não há relação entre as variáveis para a amostra estudada. Todavia, o fato de não se ter evidenciado tal relação não descarta sua existência, uma vez que o seu não estabelecimento pode se dever ao fato de as técnicas de mensuração das variáveis lidarem com elementos imateriais que dificultam uma precisão quantitativa.

Muito embora esses dois temas venham sendo tratados na literatura acadêmica e corporativa com intensidade nos últimos anos, não se observa a realização de estudos empíricos que associem conjuntamente essas duas variáveis. Dessa forma, entende-se que o presente estudo pode contribuir para ampliar o conhecimento acerca dos dois assuntos e estimular o desenvolvimento de medidas quantitativas que incorporem essas duas variáveis à avaliação de desempenho empresarial.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: