RESUMO
Código: 299
Tema: Comportamento do consumidor: pesquisa quantitativa

 

Abrir
Arquivo

 
O Mito da Geração Y: Evidências A Partir das Relações de Causalidade Entre Idade e Difusão e Adoção de Tecnologia de Estudantes Universitários de São Paulo.
 

O objetivo desta pesquisa foi avaliar se indivíduos classificados como Nativos Digitais e Imigrantes Digitais manifestam diferentes estilos comportamentais e perfis de adoção em relação à tecnologia. Foram analisados três modelos causais referentes à influência da origem tecnológica, entendida como as experiências prévias com tecnologia no estilo comportamental inovador e no perfil de adoção de tecnologia, entre estudantes universitários. Ainda, buscou-se avaliar se há diferenças entre alunos cl

Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa de caráter exploratório. Optou-se pelo método survey em função das limitações inerentes ao objeto de estudo e às características da população. Utilizou-se a amostragem intencional e não probabilística. Para identificar as relações de causalidade entre concepções, atitudes e processos de adoção de tecnologia entre os estudantes fez-se uma opção pelo modelo de equações estruturais pela abordagem baseada em variância mediante o uso da análi

A difusão e adoção de tecnologia, entendida aqui como a aplicação de conhecimento científico ou de outro tipo a tarefas práticas por sistemas ordenados que envolva pessoas e organizações, não é um tema novo nem exclusivo da sociedade contemporânea e seu estudo ou análise pode ser aplicado a qualquer período da história, uma vez que engloba diferentes situações e necessidades. Ultimamente, tornou-se muito comum denominar Geração Y os nascidos após os anos 1980, cuja característica principal seria

A partir da análise dos resultados encontrados é possível afirmar que os conceitos de Nativo e Imigrante Digital carecem de sustentação empírica, servindo simplesmente como figura de retórica, de fácil aceitação e assimilação, mas sem condições de fundamentar a existência de um fenômeno ou efeito de gerações sobre o processo de difusão e adoção de tecnologia, diferentemente do que foi proposto por Napoli e Ewing (2001), Prensky (2001a, 2001b e 2010), Oblinger e Oblinger (2005) e Tapscott (2009).

A partir da análise das relações de causalidade entre idade e difusão e adoção de tecnologia entre estudantes universitários, pretende-se contribuir para uma discussão mais ampla para o campo em seu aspecto acadêmico e permite maior aprofundamento e discussão do tema, pari passu com outros países e estudos anteriores. Também abre espaço para pesquisas futuras, com cortes geográficos mais amplos e com problemáticas específicas, endereçadas à resolução de outras questões que ficam esvaziadas pela

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: