RESUMO
Código: 313
Tema: Inovação e Sustentabilidade

 

Abrir
Arquivo

 
Benefícios Sociais, Privados e Inovação Sustentável: Uma Revisão Exploratória da Literatura
 

O objetivo desse estudo é demostrar a aplicação de recursos bibliométricos com o intuito de facilitar o levantamento de obras relevantes para a revisão de literatura de trabalhos científicos. Será analisada a produção acadêmica internacional entre os anos de 2008 e abril de 2013 sobre inovação sustentável identificando os autores mais citados na base Web of Knowledge e verificando se os periódicos que publicaram suas obras estão entre os melhores classificados por fator de impacto.

Utilizar aspectos quantitativos de produção de um dado campo de conhecimento, por meio das três leis principais da bibliometria. A Lei de Lotka que postula que os autores de um determinado campo citarão poucas obras muitas vezes e muitas obras poucas vezes. A Lei de Zipf baseia-se na medição da frequência das palavras nos textos. A Lei de Bradford indica a relevância de um periódico em um determinado campo de conhecimento.

A revisão da literatura de inovação sustentável permitiu identificar uma falta de padronização das terminologias sobre inovação sustentável. Schiederig, Tietze e Herstatt (2012) argumentam que pode haver alguma diferença entre os conceitos utilizados por pesquisadores, sendo que as teorias de eco inovação tendem a buscar uma análise do impacto por meio da avaliação do ciclo de vida, enquanto que as teorias de inovação verde ou ambiental tendem a fazer uma análise menos profunda.

A Lei de Zipf mostrou falta de padronização das diferentes terminologias para definir inovação sustentável. A Lei de Lotka mostrou que 90% das citações pertencem aos que tiveram apenas 1 e 2 citações. A Lei de Bradford mostrou a relevância de alguns periódicos internacionais para o tema inovação sustentável. A novidade reside em que as publicações da Holanda estão no mesmo nível dos Estados Unidos no que se refere ao maior volume de produção.

As contribuições deste estudo para o campo acadêmico são diversas. Em primeiro lugar como auxílio aos pesquisadores que desejam conduzir pesquisas bibliográficas de qualidade para seus trabalhos. Em segundo, pode-se estabelecer camadas de aprofundamento das análises de citações até se encontrar relações entre as linhas mestras nas quais o campo se apoia. E por fim, pode-se relacionar a produtividade dos autores analisando as coautorias dos trabalhos.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: