RESUMO
Código: 320
Tema: Pequenas e Médias Empresas

 

Abrir
Arquivo

 
Empresa Familiar: Preparação do Sucessor em Pequenas Empresas Familiares de Uberlândia
 

O objetivo geral deste projeto é analisar o processo de preparação do sucessor em pequenas empresas familiares. Os objetivos específicos são: (1) verificar se a preparação do sucessor é um processo estruturado ou informal, (2) verificar a trajetória do sucessor na empresa e (3) analisar se a sucessão foi espontânea ou involuntária.

Neste estudo foram entrevistados fundadores e sucessores de quatro empresas de pequeno e médio porte, dos setores de cosméticos, tecidos, supermercado e lazer da cidade de Uberlândia-MG. Os dados primários foram obtidos por meio de entrevistas qualitativas gravadas, transcritas, e analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo.

No Brasil as empresas familiares representam cerca de 90% das empresas não estatais, os quais são de elevada importância na absorção de mão de obra e renda (MACEDO, 2002; LEITE, 2002). Um planejamento de sucessão estruturado é importante, pois “Embora a sucessão constitua evento de fundamental importância para a continuidade dos negócios e sobrevivência das empresas familiares, ela poderá tornar-se traumática se não for conduzida de forma racional e eficaz.” (LEONE et al., 2010, p. 140).

A pesquisa revelou um processo de sucessão realizada de forma informal e não estruturada nas quatro empresas analisadas, assim como a não priorização inicial do negócio por parte dos sucessores, entretanto, todas as sucessões foram feitas de forma espontânea.

Os resultados da pesquisa demonstram o mau planejamento das sucessões e podem servir de incentivo para novos estudos que resultem em uma maior conscientização da importância de sucessões estruturadas para a continuidade e crescimento das organizações familiares.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: