RESUMO
Código: 326
Tema: Estratégia Internacional e Globalização

 

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Internacionalização da Indústria Criativa: O Impacto do Ambiente Institucional
 

O objetivo da pesquisa é demonstrar se há correlação entre o nível de força de trabalho, inovação e diversidade e o volume de exportação de serviços criativos nos 62 países analisados.

A pesquisa possui caráter empírico e uma abordagem quantitativa com regressão linear múltipla e verificação de três hipóteses que relacionam as variáveis independentes: Força de Trabalho, Inovação e Diversidade com três variáveis dependentes: exportação de serviços de publicidade, arquitetura e audiovisual.

A pesquisa se baseia tanto na teoria de economia criativa como na teoria de ambiente institucional. Por um lado, as variáveis foram retiradas dos estudos realizados sobre economia criativa, aplicadas em uma regressão linear múltipla e analisadas de acordo com as características apresentadas pela teoria de ambiente institucional.

Espera-se verificar se há correlação entre a Força de Trabalho, Inovação e Diversidade e a exportação de serviços criativos, e havendo correlação, compreender quais são os fatores institucionais formais e informais que a influenciam.

O artigo contribui para o desenvolvimento da área de economia criativa por tangenciar o valor de exportação de serviços criativos e os rankings de força de trabalho, inovação e diversidade de 62 países, além de fazer uma análise baseada do ambiente institucional, o que possibilita conclusões multidisciplinares relevantes.

 

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