Demonstrar e discutir, através de um estudo de caso e a luz das teorias de inovação e empreendedorismo corporativo, quais são as alternativas de gestão que existem para inovar em uma grande empresa no Brasil. Este artigo busca responder a seguinte questão: Como é possível inovar através do empreendedorismo corporativo em empresas de grande porte?
Foi utilizado o método do estudo de caso, tendo como objeto de estudo as iniciativas institucionais formais de inovação da Telefônica do Brasil do período de 2003 a 2012. Estas informações foram estruturadas no modelo de análise Cadeia Estratégia – Inovação de VASCONCELLOS et al., 2013.
PHAN et al. Corporate entrepreneurship: current research and future directions. Journal of Business Venturing, 24, 197-205, 2009.
PRADO el al. “Matriz” e “Filial”. Uma Análise Comparada Das Principais Tipologias de Inovação que Impactaram essas Governanças RISUS. Journal on Innovation and Sustainability. p. 19-1. Publications, 2010.
VASCONCELLOS et al. Estrutura e internacionalização da Wahler do Brasil. In: Como Vencer a concorrência de forma Lucrativa Editora ATLAS, 2013.
O modelo de análise Cadeia Estratégia – Inovação (VASCONCELLOS et al., 2013) permitiu enxergar os impactos das inter-relações entre objetivos e estratégia, estrutura, processos de inovação, comportamento e aspectos de RH, ajudando a demonstrar os fatores chaves na evolução do processo de inovação na Telefônica e a responder a questão de pesquisa: Como é possível inovar através do empreendedorismo corporativo em empresas de grande porte?
O foco que a empresa dá à inovação é influenciado pelo: grau de competitividade do mercado; composição acionária da empresa; processos e estrutura organizacional, objetivos estratégicos, comportamento dos funcionários e políticas de RH. Foi observado que os objetivos estratégicos foram os elementos desencadeantes das mudanças nos diversos momentos do processo de inovação da empresa.
|