O estudo teve como objetivo geral compreender como a criança paulistana da alta e da baixa renda dá significado ao Dia das Crianças e qual o papel do consumo nesse processo. Também teve como objetivos específicos conhecer o significado e o papel do consumo do Dia das Crianças para a criança paulistana, levantar quais os influenciadores da percepção do Dia das Crianças para a criança paulistana, assim como descobrir semelhanças e diferenças de tais objetivos para o público desses dois segmentos.
O tipo de pesquisa utilizada foi a qualitativa e exploratória. Como métodos de pesquisa foram utilizados o desenho infantil e a entrevista semi-estruturada com as crianças do estudo após a realização do desenho.
A fundamentação teórica envolveu os temas: comportamento do consumidor infantil, os mercados de alta e baixa renda, as despesas do brasileiro de alta renda comparadas as do brasileiro de baixa renda, o varejo infantil e o Dia das Crianças.
Para a maioria dos entrevistados o Dia das Crianças está associado a ganhar presentes. Identificou-se como principais influenciadores os anúncios de televisão, vista do presente desejado em lojas, experiências vividas na escola e contato com amigos e familiares. Como semelhanças, observou-se que ambos mencionaram marcas e a questão monetária. Como diferenças, que as crianças de alta renda tem maior independência de compra e escolha do presente, além destas preferirem artigos mais tecnológicos.
As principais contribuições desta pesquisa estão em: conhecer melhor o consumidor infantil de alta e baixa renda e seus desejos de modo que os esforços das empresas possam ser melhor direcionados, além de contribuir com informações relevantes para futuras pesquisas na área acadêmica.
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