RESUMO
Código: 361
Tema: Gestão Organizacional: Recursos Humanos, Arranjos Institucionais e Planejamento

 

Abrir
Arquivo

 
Análise do Processo Administrativo no Âmbito da Administração Pública: Um Estudo dos Recursos Financeiros dos Núcleos de Graduação e Especialização dos Cursos A Distância da Ufmg
 

Analisar a eficiência do processo administrativo na gestão dos recursos financeiros dos Núcleos de apoio aos cursos a distância da UFMG, com base nas funções que compõem o processo administrativo - planejar, organizar, dirigir e controlar – (PODC), no período compreendido entre 2009 e 2012, marcado por mudanças na gestão do CAED/UFMG na tentativa de atingir os objetivos propostos pelos programas de educação do Governo Federal e consequentemente a melhora na eficiência da gestão pública.

Para a elaboração do trabalho, foram pesquisados livros, legislações, anais de congressos e periódicos relacionados ao tema. Foram analisados dados referentes aos recursos financeiros dos Núcleos dos cursos de graduação e especialização a distância da UFMG, disponibilizados no sítio eletrônico da FUNDEP e os relatórios de prestação de contas correspondentes. Além disso, foi realizada uma entrevista semiestruturada com a equipe responsável pelo setor de Contabilidade e Finanças do CAED.

Os conceitos utilizados na ciência da administração devem ser seguidos e aplicados pelo gestor público. Para o alcance de uma boa administração, quatro atividades básicas são necessárias: planejamento, organização, direção e controle (PODC), que compõem o processo administrativo. O orçamento público, como o principal instrumento para o planejamento e execução das finanças públicas, permite avaliar, através de sua análise, acompanhamento e controle, se o mesmo foi eficaz e onde pode melhorar.

A partir do estudo realizado, concluiu-se que nos Núcleos de EaD o processo administrativo é eficiente. A função planejamento cumpre seu papel demonstrando que há pouca diferença entre o planejamento inicial e o executado. A organização do CAED está bem estruturada, evidenciando a função de cada indivíduo na estrutura; a direção está bem definida, demonstrando a responsabilidade de cada setor e seus membros; e o controle está presente no cumprimento das exigências legais.

Este trabalho contribui para o desenvolvimento de pesquisas na área de gestão de recursos financeiros na EaD , bem como a aplicação do PODC em centros de apoio à EaD das diversas IFES no país. O estudo realizado deixa margens para pesquisas futuras como o aprofundamento da aplicação do PODC em órgãos públicos e a realização de pesquisas referentes à adesão das Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público nas entidades públicas.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: