RESUMO
Código: 37
Tema: Organização e Processos para Inovação

 

Abrir
Arquivo

 
Impactos da Inovação Na Empresa Siderúrgica Arcelormittal Monlevade: Estudo de Caso
 

Descrever a inovação no ambiente siderúrgico, mais precisamente na área de alto-forno da empresa Siderúrgica ArcelorMittal Monlevade, abordando: as tecnologias e processos mais utilizados na área de alto-forno, descrever o processo de produção do alto-forno da ArcelorMittal Monlevade, descrever o processo de inovação adotado no alto-forno da AcelorMittal Monlevade e avaliar os impactos do processo de inovação na organização estudada.

Para a consecução dos objetivos propostos, a pesquisa, quanto aos fins, foi descritiva. Quanto aos meios, trata-se de estudo de caso, do tipo qualitativo, com coleta de dados mediante o envio de questionários. O modelo de avaliação da gestão da inovação, proposto por Tidd, Bessant e Pavitt (2008. p. 585), composto de 40 questões que visam avaliar a gestão da inovação, foi o instrumento de coleta dos dados utilizado neste estudo.

Nesse trabalho foi utilizado conceitos de diversos autores e temas relacionados à inovação como conhecimento e sustentabilidade. O foco é a inovação em combustíveis, devido a vulnerabilidade deste mercado e a variação de custos constante, dificultando planejamentos futuros. A revisão da literatura, caracteriza a inovação, os tipos de inovação e os benefícios, riscos e características das plataformas de inovação. Apresenta também as origens da siderurgia no mundo e seu desenvolvimento no Brasil.

Os resultados apontaram a importância da inovação em processos, voltada para utilização de combustíveis na etapa de redução em alto-forno que, além dos ganhos financeiros, apresenta-se como alternativa para reduzir emissão de CO2, melhorar o ambiente e a imagem da empresa tornando-a mais competitiva.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: