RESUMO
Código: 379
Tema: A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

 

Abrir
Arquivo

 
A Influência da Idade e Gênero Nas Características Comportamentais Empreendedoras de Estudantes e Profissionais de Administração.
 

O objetivo principal deste estudo foi levantar elementos que evidenciam a influência das variáveis idade e gênero nas características comportamentais empreendedoras em profissionais empreendedores e em estudantes de Administração.

Participaram do survey 851 profissionais cadastrados no Conselho Regional de Administração, Bahia, e 207 estudantes de Administração de IES públicas e privadas da cidade de Salvador. As hipóteses testadas assumiram que a idade e gênero do respondente influenciariam o seu perfil empreendedor.

A discussão das características fundamentais dos empreendedores deve ser o alicerce para a formulação de estratégias de atuação em que essas características empreendedoras sejam evidenciadas e debatidas com profundidade, pois estabelecem um espaço de interação e de aprender prático, essencial para a formação empreendedora. McClelland foi um dos pesquisadores de maior reconhecimento e destaque nessa área, pois examinou em diversos países e contextos a perspectiva comportamental do empreendedor.

Os resultados associados a uma modelagem de equações estruturais indicaram que o gênero não apresentou relação significativa com o perfil empreendedor, já a variável idade explica a variabilidade deste constructo. Estes resultados, portanto, podem contribuir na formação de estudantes e atualização de profissionais empreendedores, uma vez que esses diagnósticos indicam caminhos específicos das limitações e inclinações que cada perfil pesquisado possui em relação ao perfil empreendedor.

Espera-se que esta pesquisa tenha contribuído com alguma parcela de conhecimento para os campos de pesquisa do empreendedorismo, sobretudo para as linhas de pesquisa dedicadas a estudar o empreendedorismo sob o viés da escola psicológica.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: