RESUMO
Código: 380
Tema: Contabilidade Financeira e Gerencial

 

Abrir
Arquivo

 
Análise dos Indicadores de Valor Adicionado das Empresas Participantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ise) Comparados Às Demais Empresas Listadas Na Bm&fbovespa
 

Comparar o desempenho na geração e distribuição de riqueza (valor adicionado) das empresas que integram o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) com as demais empresas listadas na BM&FBovespa, no período de 2009 a 2011, por meio da análise de um conjunto de indicadores propostos pela literatura contábil.

A pesquisa realizada é descritiva, do tipo documental e de caráter quantitativo, contempla o período de 2009 a 2011 e analisa um conjunto de onze indicadores propostos pela literatura contábil, além de utilizar os testes paramétricos de Levene e Teste t. As amostras consideraram 143 empresas em 2009, 182 em 2010 e 185 em 2011. Do número total, as empresas pertencentes ao ISE representam 21%, 16% e 18% e as demais empresas 79%, 84% e 82%, respectivamente.

A fundamentação teórica apresenta os conceitos que sustentam o assunto pesquisado e servem para analisar os dados coletados. A subseção de sustentabilidade empresarial apresenta o contexto das repercussões do debate social e do interesse dos investidores na inserção das atividades empresariais. A subseção de valor adicionado contempla discussões sobre os aspectos de formação e distribuição da riqueza criada pelas empresas. Nas duas subseções são apresentados resultados de estudos correlatos.

Os resultados indicam diferenças no montante absoluto do valor adicionado médio da amostra de empresas pertencentes ao ISE e as demais empresas investigadas, em mais de cinco vezes. Indicadores de geração de riqueza nas empresas pertencentes ao ISE apresentaram desempenho inferior ao grupo das demais empresas. Os testes paramétricos indicaram diferenças estatisticamente significativas em indicadores de geração e distribuição de riquezas entre os grupos investigados.

A contribuição do estudo reside na verificação dos pressupostos de formação da carteira teórica ISE, sob a ótica econômica. Os empregados das empresas do grupo ISE geram valor adicionado de forma significativamente maior que aqueles das demais empresas. Em relação à distribuição das riquezas geradas, as empresas que não participam do grupo ISE remuneram significativamente mais os terceiros, enquanto as empresas ISE apresentam pagamento superior para o capital próprio.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: