RESUMO
Código: 382
Tema: Gestão Organizacional: Recursos Humanos, Arranjos Institucionais e Planejamento

 

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Escolas de Governo: O Panorama Brasileiro
 

O artigo tem como objetivo traçar o panorama das Escolas de Governo do Brasil, com base em quatro aspectos norteadores, quais sejam: cursos oferecidos; modalidades de ensino; interatividade; e iniciativas, programas e ações.

Esta investigação exploratório-descritiva objetivou tornar mais explícito os estudos relacionados a escolas de governo do Brasil, a partir da descrição das suas práticas. Para isso, na coleta de dados foi utilizada a pesquisa bibliográfica para o levantamento de estudos já publicados, com o objetivo de analisar posições diversas em relação ao assunto, e também para o levantamento das práticas das escolas de governo do Brasil, através de pesquisa nos websites destas.

A fundamentação teórica do estudo está alicerçada nos principais aspectos já tratados nos estudos acerca das escolas de governo, de forma que aborda a origem e desenvolvimento deste tipo de instituição e o seu papel enquanto agente de formação de servidores públicos. Além disso, também é realizada uma síntese dos principais temas tratados nos estudos desta área.

Em síntese, os resultados mostraram que os estados pertencentes às regiões Norte, principalmente, e alguns estados da região Nordeste, necessitam de mais investimentos visando atender a principal premissa das escolas de governo, de formação e desenvolvimento de servidores públicos. Vale delimitar que o estudo não pretendeu analisar o conteúdo, a aplicabilidade e nem a eficácia dos cursos oferecidos pelas escolas de governo e que as informações colhidas podem não corresponder à realidade.

Considera-se que os resultados obtidos foram satisfatórios, visto que foram apresentadas inferências para o desenvolvimento deste campo teórico de estudo, e a partir destas, novos estudos podem ser elaborados, seja tratando de processos de ensino, analisando a pertinência dos cursos oferecidos ou a própria ampliação deste estudo, com a inclusão de escolas municipais e/ou de outros países.

 

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