O objetivo do presente trabalho consistiu em compreender o comportamento estratégico de uma organização do setor sucroenergético brasileiro. Especificamente, buscou-se descrever como ocorreu o processo de entrada da organização no setor sucroenergético brasileiro, identificar os objetivos estratégicos da organização com sua atuação no mercado nacional, e classificar o comportamento e o posicionamento estratégico da organização a partir da aplicação da tipologia de Miles e Snow (1978).
A partir de uma pesquisa qualitativa, efetuou-se um estudo de caso baseado em entrevistas junto a 3 diretores de uma das unidades da organização estudada. Também foi utilizado um questionário fechado, elaborado por Conant et al. (1990) e adaptado por Gardelin (2010), composto de 11 perguntas ligadas à tipologia de Miles e Snow (1978), com o objetivo de classificar as estratégias utilizadas pela organização. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo.
O quadro teórico de fundamentação deste trabalho foi construído a partir da articulação entre os conceitos de estratégia e a tipologia apresentada por Miles e Snow (1978), que define o comportamento estratégico de organizações através de quatro categorias: defensiva, prospectora, analítica e reativa. A adoção de cada uma dessas categorias resulta de decisões e processos vinculados aos problemas de ordem empreendedora, administrativo e de engenharia, levando em consideração o contexto ambiental.
Conclui-se que a organização estudada possui um padrão de comportamento híbrido, variando entre prospector e analítico, caracterizando o posicionamento da empresa a partir de uma dupla estratégia: ora prospectando o ambiente e o setor competitivo, introduzindo uma perspectiva inovadora em sua atuação interna e externa; ora analisando estes contextos internos e externos na busca de uma inserção no mercado local e internacional mais efetiva.
Este trabalho transmite implicações interessantes ao campo de estudos sobre estratégia, assim como contribui para a análise das estratégias utilizadas pela organização estudada. Logo, a tipologia de Miles e Snow apresenta-se como importante instrumento de pesquisa para a análise e adoção de determinados posicionamentos estratégicos e para a tomada de decisão, mostrando-se assim como quadro de referência para a realização de estudos que procurem compreender a realidade estratégica organizacional.
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