RESUMO
Código: 393
Tema: Gestão Ambiental

 

Abrir
Arquivo

 
Gestão de Resíduos de Serviço de Saúde: Um Estudo de Caso em Um Posto Médico da Marinha do Brasil
 

Analisar a gestão de resíduos de serviços de saúde em uma Organização Militar da Marinha do Brasil.

Essa pesquisa exploratória foi desenvolvida por intermédio da abordagem de estudo de caso único. Registra-se que esse tipo de pesquisa facilita a compreensão do fenômeno investigado. Nesse caso, optou-se por um estudo de caso único, pela natureza e magnitude do fenômeno. O estudo foi realizado no Posto Médico de Esquadra, localizado na Base Naval do Rio de Janeiro, Organização Militar da Marinha do Brasil.

A questão da redução da geração dos resíduos sólidos ou até mesmo da sua não geração é atualmente um dos maiores desafios tanto para o setor público como privado de fornecimento de bens e serviços. A partir da publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, esse desafio tornou-se uma necessidade premente uma vez que metas de redução – com vistas a diminuir a quantidade de resíduos encaminhados para disposição final – passou a ser demandada para todas as esferas (SISINNO et al., 2011).

Os resultados mostram que a gestão de resíduos sólidos na área de saúde está sendo aplicada no Posto Médico da Esquadra. O Plano de Gerenciamento de Resíduos implantado na Organização militar evita problemas ambientais e atende as exigências legais, pois gera aumento no tempo de vida útil dos aterros sanitários, em função da correta separação e destinação final dos resíduos gerados, bem como benefícios ambientais à sociedade.

O estudo mostra que as Organizações Militares atendem aos requisitos legais em relação à Gestão dos Resíduos de Saúde e buscam uma gestão de excelência em relação ao tratamento dos resíduos.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: