Proposta de Valor é um conceito baseado na combinação estratégica de fatores para a satisfação (necessidades e expectativas) de um mercado alvo. As expectativas mútuas entre indivíduo e organização são mediadas pelas políticas e práticas de gestão de pessoas. O objetivo deste estudo é aferir a existência de uma Proposta de Valor, conjunto de políticas e práticas de gestão, oferecida pelas organizações a seus profissionais, que contribua para agregar valor às partes.
A pesquisa foi realizada na Ultrapar. Uma amostra de 310 gestores respondeu questionário e/ou participou de grupos focais. Os executivos principais foram entrevistados. A questão de pesquisa foi tratada de forma dedutiva e até mesmo indutiva, após a análise exploratória dos dados. A investigação alinhou objetivos, métodos e fontes para a obtenção dos dados, tratados e analisados com técnicas qualitativas e quantitativas para posterior análise por meio da triangulação (entre os dados e a teoria).
A revisão bibliográfica realizada como suporte da pesquisa enfatizou as políticas e práticas de gestão de pessoas (abordagens teóricas, dificuldades na definição do que sejam políticas e práticas, comparação de modelos, achados e linhas de estudo) e a Proposta de Valor (possibilidades de extensão do conceito para a gestão das pessoas). Uma análise do cenário competitivo e suas demandas também foram realizadas para suportar as análises.
Os gestores elegeram uma Proposta de Valor de forma generalizada, isto é, considerando as empresas do grupo e a área corporativa. As políticas e práticas eleitas estão relacionadas ao ambiente de trabalho e a forma como é realizada a gestão: flexibilidade na execução do trabalho, participação na solução de problemas, ênfase no trabalho em equipe, perseverança no desenvolvimento das pessoas, meritocracia, comunicação transparente e clareza de propósito organizacional. Valores são indispensáveis.
A Proposta de Valor encontrada está alinhada com demandas de pesquisas sobre comportamento humano no trabalho. Os modelos de Ulrich e Ulrich (2011) e de Chambers et al (1998) são boas sustentações teóricas para analisar a Proposta de Valor no trabalho. Existiria uma Proposta única de Valor que responde as demandas do cenário atual? Essa e outras questões suportam novas possibilidades de novos estudos. A temática é contemporânea e estratégica para o sucesso das organizações.
|