RESUMO
Código: 402
Tema: Estratégia Internacional e Globalização

 

Abrir
Arquivo

 
Framework da Estratégia de Expatriação no Âmbito do Indivíduo, da Organização e do Ambiente Internacional
 

Gestores expatriados têm papel importante ao implementarem os objetivos estratégicos das empresas multinacionais (BEAMISH & INKPEN, 1998). Mas, como estão relacionados os elementos componentes da estratégia de expatriação? Teve-se como objetivo analisar a estratégia de expatriação nos seus três âmbitos - do Indivíduo, da Organização e do Ambiente Internacional.

Tratou-se de um ensaio teórico que resultou na elaboração de um framework da estratégia de expatriação no âmbito dos indivíduos expatriados, das empresas multinacionais e do ambiente internacional. Esses elementos têm sido abordados de forma segregada na literatura.

A pesquisa foi estruturada em um tópico introdutório apresentando o propósito central do estudo, seguido de referencial teórico sobre os aspectos relacionados à estratégia de expatriação, posteriormente o framework proposto e contribuições do estudo e as considerações finais.

As empresas multinacionais, além de pensarem a questão do indivíduo, precisam também verificar as condições internas referentes aos recursos, pois estes influenciarão os fatores determinantes da designação de pessoal da subsidiária estrangeira. Entre esses fatores tem-se a experiência no país hospedeiro, o controle acionário, o tamanho da subsidiária. O nível institucional e a distância cultural são fatores externos e afetam o nível da organização e, consequentemente, o nível do indivíduo.

Ao relacionar a decisão de expatriação em todos os aspectos envolvidos: o indivíduo, a organização e o ambiente internacional, o estudo se faz relevante por integrar as partes componentes da estratégia de expatriação e compor o todo, proporcionando uma visão mais holística do tema. A contribuição do estudo consistiu na elaboração de framework e na proposição de uma nova visão sobre o tema.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: