RESUMO
Código: 404
Tema: Estratégia e Sustentabilidade

 

Abrir
Arquivo

 
Análise da Sustentabilidade Empresarial: Um Estudo Envolvendo Uma Indústria Mineradora
 

O presente estudo teve como proposta analisar a sustentabilidade a partir de um modelo de mensuração empresarial que toma como referência a perspectiva teórica do Triple Bottom Line (3BL). O objeto de estudo se tratou de uma exploração sobre a sustentabilidade empresarial de uma mineradora brasileira a partir de um modelo de mensuração de sustentabilidade, contemplando as dimensões social, econômica e ambiental.

Para atingir o objetivo da pesquisa, foi utilizada a estratégia de estudo de caso (STAKE, 2000). Foi adotado um modelo para mensuração da sustentabilidade sob a perspectiva do 3BL, o Grid de Sustentabilidade Empresarial (GSE), proposto por Callado e Fensterseifer (2011), adaptado para o contexto da mineração. O modelo consistiu em 43 indicadores, sendo 16 ambientais 14 econômicos e 13 sociais.

A indústria de mineração enfrenta alguns dos desafios mais críticos quando se discute a sustentabilidade empresarial (AZAPAGIC, 2004). Nesta perspectiva de análise da sustentabilidade, alinhado ao que Azapagic e Perdan (2000) explicam, não se pode ignorar a quantificação necessária aos conceitos de sustentabilidade, pois tais conceitos, para serem traduzidos em ações e estratégias, exigem que os tomadores de decisão mensurem indicadores.

A mineradora estudada apresentou desempenho satisfatório no que tange a sustentabilidade nas dimensões consideradas. Entre as ações de destaque indicadas pela mineradora, encontram-se: políticas de reflorestamento, recuperação do solo, utilização de tecnologias limpas, interação satisfatória com a sociedade, benefícios e políticas de valorização dos funcionários, investimentos limpos e estratégias de conciliação entre responsabilidade socioambiental e desempenho econômico.

Embora a pesquisa se trate de um estudo de caso, que teve como proposta analisar uma indústria de mineração, acredita-se que existe como perspectiva a generalização a respeito de possibilidades de ações sustentáveis no âmbito da mineração, visto que o setor está estruturado em torno de pressões de vários stakeholders, ambiente legal bem regulamentado e limitações inerentes ao setor e as perspectivas dos investidores e sociedade como um todo.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: