RESUMO
Código: 408
Tema: Carreiras, Competências e Internacional

 

Abrir
Arquivo

 
Influência das Características Demográficas e Profissionais Nas Atitudes de Carreiras Modernas
 

O objetivo da presente pesquisa é investigar a influência das características demográficas (idade, gênero, escolaridade, estado civil, filhos, região de residência, renda individual e renda familiar) e profissionais (tempo de experiência profissional, cargo e número de empregadores nos últimos 5 anos) na presença de atitudes de carreiras sem fronteiras e proteana.

A pesquisa é descritiva, quantitativa e a coleta de dados foi realizada através de uma survey eletrônica. A amostra é não probabilística, intencional e conta com 2.376 respondentes. Foram utilizadas as análises estatísticas multivariadas. O instrumento de coleta tem como base as escalas de atitudes de carreira proteana e sem fronteiras desenvolvida por Briscoe, Hall e DeMuth (2006).

Os constructos de carreira proteana e sem fronteiras têm amparado as pesquisas recentes sobre carreiras. Briscoe, Hall e DeMuth (2006) desenvolveram e validaram um modelo com quatro escalas para ampliar as pesquisas sobre o assunto. Pesquisadores recomendam a realização de estudos empíricos sobre as novas carreiras e sobre a análise dos impactos dos potenciais fatores influenciadores das mesmas, tais como, idade, gênero, escolaridade, etc.

Os resultados da pesquisa indicam que o perfil “Perdido” é caracterizado pela baixa escolaridade e que o perfil “Arquiteto da Carreira Proteana” é caracterizado pela alta escolaridade, alta renda individual e familiar e altos cargos. Dentre os “Arquitetos da Carreira Proteana” existe uma predominância de solteiros, de pessoas com idade entre 23 e 26 anos e de profissionais que estão trabalhando atualmente.

Após análise de diversas associações, concluiu-se que as carreiras modernas estão associadas à alta escolaridade e alta renda, principalmente a carreira sem fronteiras. A amostra concentrou indivíduos jovens, entre 18 e 30 anos. Estudos futuros podem analisar essas associações utilizando amostras compostas por indivíduos de outras faixas etárias. Espera-se que esses resultados fomentem o interesse dos pesquisadores sobre o fenômeno das novas carreiras no Brasil.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: