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Código: 410
Tema: Promoção da Eficiência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos

 

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Políticas Públicas Educacionais Voltadas Para O Acesso Ao Ensino Superior no Brasil: Uma Análise do Programa Universidade Para Todos - Prouni
 

Analisar, por meio de pesquisa bibliográfica e análise de dados oficiais, o Programa Universidade Para Todos – PROUNI, enquanto política pública de acesso ao ensino superior com discurso de democratização de seu acesso.

Esta pesquisa caracteriza-se quanto à natureza, como qualitativa (COLLINS & HUSSEY, 2009; GODOY, 1995). Quanto aos objetivos, a pesquisa classifica-se como descritiva (GIL, 1999). O estudo adota como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental (VERGARA, 2012). Utilizou-se ainda a técnica de análise de discurso (FOUCAULT, 2004) para analisar o discurso do Presidente Lula (coletado na biblioteca da Presidência da República) sobre o PROUNI, quando de sua implantação

Como marco teórico, apresenta-se neste estudo um panorama geral sobre a educação superior brasileira e, em especial, sobre as políticas públicas voltadas para o acesso ao ensino superior no Brasil, por fim na sequência, aborda-se especificamente o Programa Universidade Para Todos – PROUNI.

Dado o contexto analisado, pode-se inferir que de fato o número de bolsas de estudos criadas pelo PROUNI cresceu nos últimos anos. Porém, não resolveu o problema do pouco acesso dos jovens nas universidades públicas. Além disso, a maioria das análises aponta para as contradições entre o discurso oficial, subjacente às políticas públicas, e a sua concretização, especialmente, no que se refere à qualidade da formação acadêmica oferecida.

O presente estudo contribui pela sua relevância à medida que desperta atenção para a condução das políticas públicas e através da influência de interesses particulares externos e internos, resultando em alterações que em longo prazo podem tornar-se fontes de novos problemas devido à forma de subsídio, implicando diretamente na arrecadação de recursos do governo, principalmente quanto à ampliação da oferta pública e da qualidade do ensino, pesquisa e extensão.

 

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