RESUMO
Código: 422
Tema: Comportamento do consumidor: pesquisa qualitativa

 

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A Influência da Marca no Processo de Compra do Consumidor
 

As marcas estão presentes na vida das pessoas, e são amplamente utilizadas nas estratégias das organizações, por ser uma forma de criar diferenciação, e por influenciar o consumidor nas suas decisões cotidianas. Em um ambiente repleto de informações, julgar e tomar decisões de consumo não é uma tarefa simples. Dentre estas informações, a marca emerge como um dos principais aspectos. Este estudo tem por objetivo analisar a influência da marca no processo de decisão.

Pesquisa qualitativa, por meio de um ensaio teórico baseado na revisão de.artigos científicos sobre marcas, e processo de decisão de compra.

O processo de tomada de decisão pode ser em grande medida influenciado pelo uso de marcas. As pessoas tendem a escolher marcas que correspondam a sua identidade e seu autoconceito. Na medida em que uma marca possa representar esta visão da pessoa sobre si mesma, as marcas facilitam o processo de compra.Outra perspectiva é avaliar quando a marca facilita os aspectos que levam à decisão. Na sua definição mais elementar, a marca identifica a oferta da empresa para o consumidor, e a distingue.

O papel da marca no processo de decisão do consumidor não se restringe a uma única etapa.Esta constatação não é diretamente abordada pelos pesquisadores, estando bastante distribuída em estudos específicos, carecendo de um agrupamento para se compreender o processo de compra de maneira consolidada, sob a influência das marcas.

Este estudo contribui para a academia ao verificar que a marca está presente em todos os momentos que o consumidor avalia, julga ou decide sobre uma opção de compra. Para as organizações este estudo contribui em se apresentar diversas nuances de influência da marca na tomada de decisão do consumidor.

 

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