RESUMO
Código: 426
Tema: Gestão em Saúde

 

Abrir
Arquivo

 
Estratégias Organizacionais, A Perspectiva Rbv e O Programa Pro Hosp: O Caso de Um Hospital Mineiro
 

O presente trabalho objetivou demonstrar as estratégias adotadas por um hospital situado em Minas Gerais, a fim de alcançar algumas taxas pactuadas através do Programa de Fortalecimento e Melhoria da qualidade dos Hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) – Pro Hosp. Trata-se de um programa adotado pelo Governo mineiro, a partir de 2003, e tem como objetivo fomentar mudanças e melhorias nos serviços prestados pelos hospitais da rede SUS. Baseado em um acordo de metas e objetivos, o programa usa

O objeto desta pesquisa é um Hospital Filantrópico, situado em uma cidade do sul de Minas Gerais e que neste momento, será identificado pelo nome fictício de “Hospital Saúde”.Esta pesquisa pode ser classificada, quanto a seus procedimentos metodológicos, como estudo de caso. Para análise das estratégias adotadas foi utilizada a definição e a classificação de recursos organizacionais elaborada por Grant (1991).

O artigo trata do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS - MG, definindo em que este programa se consiste. Também aborda a Teoria RBV e a concepção de estratégias organizacionais.

As estratégias adotadas pelo hospital em questão têm em seu eixo central a mobilização de recursos humanos, passando por ações que trabalham com recursos gerenciais e novas práticas organizacionais. Revelam, mesmo que estes resultados não possam ser estendidos à outras instituições, a importância destes recursos para a melhoria dos resultados em saúde.

O artigo contribui para o entendimento da organização frente às obrigações do programa e sua capacidade de articulação dos recursos que dispõe. C

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: