RESUMO
Código: 431
Tema: Contabilidade Financeira e Gerencial

 

Abrir
Arquivo

 
Novas Evidências da Relação Entre Medidas Tradicionais de Desempenho e Aquelas Baseadas Na Geração de Valor A Partir do Custo de Capital
 

O estudo tem por objetivo analisar a relação entre os indicadores tradicionais de desempenho LPA, VM, ROE, ROA, com o EVA e o MVA que consideram o custo do capital investido para medir a geração de valor aos investidores, das empresas listadas na BM&FBovespa no período de 2000 a 2010.

O estudo tem como amostra 196 empresas listadas na BM&FBovespa, com dados do período de 2000 a 2010 disponíveis na base do Economática®. De posse dos dados foi utilizado uma estimativa econométrica de painel dinâmico, por meio do estimador Método dos Momentos Generalizados - GMM de Arellano e Bond (1991) e do software EViews. Foram testadas as hipóteses de relação entre a variável dependente MVA com as variáveis independentes EVA, LPA, ROA, ROE e VM.

Encontra-se na literatura diversas metodologias para acompanhar e avaliar o retorno dos negócios empresariais. Destacam-se como indicadores tradicionais de desempenho o LPA, VM, ROE e ROA. Enquanto outros como o EVA e o MVA são identificados como medidas baseadas na geração de valor a partir do custo de capital. A pesquisa aborda a importância da utilização dessas medidas de desempenho e analisa a relação entre elas, bem como estudos correlatos corroboram com a discussão proposta.

Os resultados evidenciaram que há relação entre as variáveis EVA, LPA e VM com o MVA das empresas. No entanto, não foi possível confirmar a relação entre ROA, ROE com o MVA das empresas da amostra por meio da análise de dados em painel, conforme o Modelo de Arellano e Bond (1991). Corrobora-se com estudos anteriores ao considerar um modelo estatístico que corrige a heterocedasticidade dos dados, e a análise de autocorrelação entre as variáveis, bem como uma série longitudinal maior.

Os achados provocam a discussão sobre a eficiência da utilização de indicadores tradicionais de desempenho como o ROE, ROA, LPA e VM frente às medidas baseadas na geração de valor considerando o custo de capital, como o EVA e o MVA. Confirma-se a base teórica da importância e possibilidade da utilização do EVA e do MVA para medir o retorno dos investimentos e a geração de valores aos acionistas, servindo como indicativos preditivos para a gestão empresarial.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: