RESUMO
Código: 439
Tema: Processo Estratégico nas Organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Análise da Produção Científica em Estratégia Como Prática.
 

Mapear a produção acadêmica desta nova área identificando procedimentos metodológicos, teorias e abordagens complementares, países e períodos de maior e menor publicação, bem como a leitura do nível organizacional observado pelos estudiosos das organizações.

Foi realizado um mapeamento dos principais periódicos internacionais tomando como ponto de partida os principais indexadores da área de Administração. A produção científica no Brasil foi analisada através dos principais periódicos correntes. Foram analisados: local de publicação, data de publicação, principais teorias, setor estudado e nível organizacional observado, metodologias empregadas, autores referenciados. Tabelas e gráficos foram construídos para a análise quantitativa dos dados.

A Estratégia como Prática tem conquistado espaço nos estudos organizacionais. A aproximação da teoria social com as perspectivas interpretativistas se estenderam aos estudos organizacionais, o que dá o caráter de alternativo à S-as-P, que se desloca dos estudos de mainstream. Estes estudos tem ganhado maior espaço no meio acadêmico, dentro do qual é possível perceber vários debates teóricos com contribuições das mais variadas vertentes do pensamento social.

Houve uma contribuição em obter um panorama da produção científica indexada nas principais bases de dados, no qual puderam ser identificadas quais teorias e metodologias têm sido complementares aos estudos desta vertente, produzindo questionamentos relacionados à agenda de pesquisa, à aproximação desta abordagem com teorias interpretativas e construtivistas e ao delay entre a produção brasileira e outras produções situadas nos principais indexadores da área.

A importância desta análise consiste em nortear novos pesquisadores deste campo bem como posicionar aqueles que já vêm estudando a temática.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: