No serviço público a atenção a síndrome de Burnout torna-se necessária, pois segundo Dos Santos Palazzoi, Carlottoii e Castro (2012) essas instituições são confrontadas com demandas por melhorias na qualidade dos serviços prestados em um contexto de escassez de recursos gerando ambientes com maiores tensões, o que podem levar ao desenvolvimento da síndrome. O presente estudo buscar identificar quais os níveis de Burnout em uma Instituição pública federal, composta por uma diversidade de cargos.
Estudo de natureza quantitativa com amostra estratificada por centros e 366 respondentes em uma instituição pública. Para verificação dos objetivos deste estudo foi realizada a verificação da confiabilidade da escala no ambiente pesquisado e análise das médias encontradas para o construto Burnout e suas dimensões e posteriormente a realização dos testes de hipóteses.
Os estudos sobre a síndrome de Burnout começaram na década de 1970, por Herbert Freudenberger em uma clínica de cuidados de saúde gratuitos (INNSTRAND et al., 2011). Segundo Maslach e Goldberg (1998, p.70 apud PETERSON et al., 2008) o Burnout apresenta um desenvolvimento gradual em resposta a estressores crônicos no trabalho, procedente das tensões criadas por um ambiente onde as demandas de trabalho são maiores que os recursos materiais e humanos, surge a percepção de uma sobrecarga de trabalho
Os resultados indicam que a confiabilidade da MBI-GS foi de 0,88 para as 16 variáveis, o que pode ser considerado ótimo e indica que a mesma mensura bem o que se propõem. Os níveis de Burnout encontrados nos servidores desta instituição, assim como para suas dimensões Exaustão, Cinismo e Eficácia no Trabalho foram caracterizados como médios/moderados.No teste de hipóteses verificou-se que ha existência de diferença entre as médias das faixas etárias para o Burnout.
O caráter inovador deste estudo na formação do conhecimento sobre Burnout se da no sentido que trabalha com a versão da escala MBI para uma população sem restrição de profissões e cargos (MBI-GS), que apresenta raríssimos estudos no Brasil.O estudo contribui ainda testando a escala para a realidade do serviço público e para uma população diversa, isso configura-se como diferencial porque em geral os estudos anteriores se restringiram a populações na área da saúde ou docentes e estudantes.
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