RESUMO
Código: 445
Tema: Gestão Ambiental

 

Abrir
Arquivo

 
Padronização de Aspectos Ambientais: Um Estudo Comparativo no Setor Elétrico Nacional
 

As praticas de gestão ambiental são específicas de cada empresa. Desta forma, também os aspectos ambientais levantados são apresentados à organização pelos olhos dos gestores, não existindo uma padronização em suas descrições. Logo, este trabalho propôs um modelo de padronização da nomenclatura utilizada pelos sistemas de gestão ambiental das empresas do setor elétrico a partir da analise da nomenclatura utilizada por algumas empresas do setor.

Para avaliar as nomenclaturas utilizadas pelos SGAs para descrever os aspectos ambientais foi escolhido o setor elétrico. Para isso foram enviadas solicitações sobre as planilhas de avaliação dos aspectos ambientais para um estudo. Com base nas planilhas os aspectos ambientais foram divididos em áreas três áreas: aspectos de entrada, de saída e emergenciais, para facilitar sua comparação.

A norma ISO 14001 (ABNT, 2004) dá como definição para aspecto ambiental (AA) como sendo Elemento das atividades, produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente. Com isso, um SGA precisa se preocupar em conhecer seus aspectos ambientais de modo a poder mensurar seus impactos ambientais e mitigá-los para que não se tornem passivos ambientais no futuro da operação. Os aspectos ambientais estão diretamente relacionados aos processos desenvolvidos nas organizações.

Em resposta ao principal objetivo foi verificada a possibilidade de definir um vocabulário de aspectos únicos, para operações do setor elétrico. Após revisão detalhada dos dados apresentados pelas empresas estudadas, tal teoria foi possível de ser aplicada e permitiu o entendimento de que os sistemas de gestão ambiental podem adotar o mesmo modelo para a identificação de seus dados.

Esse trabalho mostrou também que o correto levantamento dos aspectos ambientais existentes nas operações é estratégico para que os passivos ambientais possam ser mensurados e mitigados de forma a diminuir a exposição das operações à aplicação de multas e sanções administrativas.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: