Este estudo visou compreender o conhecimento do consumidor sobre o Selo Procel de Economia de Energia e suas atitudes e comportamento ambientalmente correto na compra de produtos eletroeletrônicos.
A pesquisa foi qualitativa, com caráter exploratório, composta por 16 entrevistas em profundidade com consumidores de Curitiba que haviam comprado um eletroeletrônico com o Selo Procel nos últimos dois anos. Também foram realizadas técnicas projetivas de associação de imagens e cenários analisados por meio de análise de conteúdo.
O referencial teórico baseou-se no conhecimento do consumidor e atitudes e comportamento ambientalmente correto.
Os resultados sugerem que os consumidores não pesquisam sobre as políticas ambientais das empresas fabricantes antes de comprar algum eletroeletrônico, entretanto analisam o consumo de energia do produto no momento da compra. Essas pessoas são fiéis a marcas e estão dispostas a comprar eletroeletrônicos com o Selo Procel, portanto que seja de uma marca conhecida.
O presente estudo apresenta algumas contribuições para os profissionais das áreas de administração, de marketing e de comunicação, uma vez que explora os motivos que levam os consumidores a comprarem produtos com o Selo Procel, encontrando similaridades e diferenças a outros estudos já realizados.
Os resultados encontrados indicam que a grande maioria dos consumidores conhece pouco sobre o Selo Procel, e o principal motivo para comprarem produtos com esse selo é a redução na conta de luz.
|