RESUMO
Código: 450
Tema: Processo Estratégico nas Organizações

 

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A Influência da Gestão do Conhecimento no Processo de Disseminação da Estratégia: Um Estudo de Caso em Uma Empresa do Setor Elétrico
 

O propósito desta pesquisa é o de compreender e analisar, empiricamente, a influência da gestão do conhecimento no processo de disseminação da estratégia. Dado esse contexto, a pergunta central que norteia esta investigação é: como a gestão do conhecimento, através do uso de canais, ferramentas e práticas, pode influenciar o processo de disseminação da estratégia?

A estratégia de pesquisa adotada é a qualitativa com um estudo de caso típico do maior grupo integrado do setor elétrico nacional. Foram realizadas vinte entrevistas com empregados de todos os níveis: diretores, superintendentes, gerentes/gestores, nível universitário, técnico e operacional. Por conta do aspecto transversal da estratégia, a seleção dos respondentes, em vários perfis, teve como objetivo explorar o espectro das diferentes opiniões e representações sobre o tema (GASKELL, 2002).

Apesar de não existir uma teoria específica que aborda os dois temas, disseminação da estratégia e gestão do conhecimento, de forma conjunta, existem pontos convergentes que os aproximam e proporcionam a construção de um marco teórico integrado. Assim, a fundamentação teórica foi feita a partir da análise da literatura relacionada aos temas: disseminação da estratégia, gestão do conhecimento, compartilhamento do conhecimento e canais, ferramentas e práticas de compartilhamento do conhecimento.

A gestão do conhecimento influencia a disseminação da estratégia na Empresa pesquisada. Há um esforço em externalizar o conhecimento estratégico através dos diversos canais, ferramentas e práticas disponíveis. Entretanto, a busca pela interiorização deste conhecimento, por parte do empregado, precisa ser perseguida. O líder necessita assumir a função de multiplicador da estratégia, sendo responsável por auxiliar sua equipe em identificar a contribuição individual do trabalho para a estratégia.

Para a Empresa, os resultados reforçaram que a utilização de canais e ferramentas se configura apenas como contribuição acessória, de suporte à comunicação. Evidenciou-se que a diferença do processo de disseminação da estratégia está no uso de práticas de comunicação face-a-face dos líderes com suas equipes, corroborando a literatura (BHATT, 2001, DAVENPORT; PRUSAK; 1998; DIXON, 2000, KLEIN, 1996). O trabalho traz, também, reflexões sobre as interfaces entre estratégia e gestão do conhecimento.

 

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