RESUMO
Código: 451
Tema: Comportamento do consumidor: pesquisa quantitativa

 

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Pirataria Digital: Fatores Que Afetam A Decisão de Consumo
 

A pirataria digital afeta negativamente a indústria de música e filmes em grande escala, pois os downloads ilegais são rápidos, de fácil acesso e gratuitos, gerando grande demanda. Este estudo procura esclarecer como as expectativas sobre a pirataria digital e os fatores de decisão de consumo afetam a prática de downloads ilegais entre estudantes universitários, verificando o perfil desse consumidor, seu conhecimento sobre direitos autorais e a importância da responsabilidade social e da ética.

Para obtenção dos dados da pesquisa, foi utilizado um método quantitativo de análise exploratória e não probabilística, através do desenvolvimento e aplicação de um questionário entre 152 jovens universitários. Para elaboração do questionário, foram utilizadas duas tabelas com escala intervalar tipo Likert de cinco pontos e perguntas diretas sobre pirataria digital, ética, responsabilidade social, fatores de decisão de consumo, fatores econômicos, teoria do comportamento planejado e idolatria.

O presente estudo utilizou como base diversas teorias, divididas em cinco temas: pirataria digital, leis e combate, responsabilidade social do consumidor e ética, teoria do comportamento planejado e idolatria e o comportamento do consumidor e seus fatores de decisão. O levantamento bibliográfico foi feito através de livros, sites e base de bancos de dados como Proquest, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Google Acadêmico.

Os resultados obtidos indicam que dentre os fatores de decisão, apenas o psicológico e o econômico influenciam o comportamento do consumidor. Foi observado também, que dentre as quatro dimensões da responsabilidade social do consumidor, apenas o comportamento ético ou honesto tem influência sobre a prática da pirataria digital. A Teoria do Comportamento Planejado não foi comprovada nesta pesquisa, mas os conceitos de idolatria foram identificados entre os universitários respondentes.

Este estudo contribui para a compreensão de que os consumidores de pirataria digital não tem conhecimento sobre o assunto, quais leis amparam os direitos autorais e que quando fazem essa prática cometem um crime. O preço também é uma variável importante de se avaliar, já que é um fator decisório entre na obtenção de downloads. Percebe-se também que há pouco enfoque sobre o assunto no Brasil, sendo necessárias pesquisas que aumentem o conhecimento sobre o consumo de produtos da pirataria digital.

 

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