RESUMO
Código: 454
Tema: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho

 

Abrir
Arquivo

 
Maslach Burnout Inventory – General Survey: Aplicação e Verificação Psicométrica Na Realidade Brasileira
 

O presente estudo tem por objetivo verificar a aplicação da escala MBI-GS (Maslach Burnout Inventory) e suas três dimensões (exaustão, cinismo e eficácia no trabalho) em um hospital público brasileiro com uma população de servidores da área médica e administrativa, caracterizando assim o uso da escala General Survey. Esta pesquisa vislumbrou ainda verificar a aplicabilidade da escala no setor público brasileiro, portanto, foram realizadas a análises fatoriais exploratórias e de confiabilidade.

A amostra considerada para efeito das análises realizadas foi de 173 profissionais, através da aplicação de questionário estruturado. Após, conhecer a estrutura fatorial da escala e sua confiabilidade da mesma no ambiente pesquisado, foram realizadas as análises de Correlação e Regressão a fim de verificar a relação entre os fatores encontrados.

. A escala com maior destaque e representatividade dentro das discussões e representações do Burnout é a MBI – Maslach Burnout Inventory e suas variações, essa escala foi desenvolvida, no início de 1980, por Maslach e Jackson baseado em um modelo de três fatores de burnout para medir a exaustão emocional, cinismo e realização pessoal.

Os resultados apontam para a aplicabilidade da escala, após procedimentos fatoriais, a escala ficou com 15 variáveis e com três fatores conforme a literatura, apresentando uma confiabilidade de 0,87. Foram encontradas correlações da síndrome Burnout e a percepção de Saúde dos trabalhadores e confirmado que a síndrome e suas dimensões impactam na saúde dos trabalhadores.

O estudo contribui para o estudo de Burnout no Brasil com a aplicação da MBI-GS de forma inédita em um Hospital Público. Entre as dimensões de Burnout de Exaustão Emocional e Cinismo a correlação foi moderada e positiva (0,532) e entre Cinismo e Eficácia no Trabalho foi considerada baixa e negativa (-0,351), não sendo significativa a correlação entre Eficácia no Trabalho e Exaustão Emocional.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: