RESUMO
Código: 461
Tema: Empreendedorismo Social

 

Abrir
Arquivo

 
Empreendedorismo Social: A Experiência de Uma Cooperativa de Apicultura e A Participação da Universidade Federal Como Agentes de Transformação Social
 

Evidenciar de que forma a Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável atua, através de práticas socialmente empreendedoras, no desenvolvimento de economias locais. Relata-se o contexto da cidade de Apodi e o papel dos Programas Governamentais na consolidação da Cooperativa; evidencia os principais resultados das ações desenvolvidas na COOPAPI e indica os projetos que o Programa CIPÓ executa em 2013 e quais os resultados almejados, baseados no Empreendedorismo Social.

Trata-se de estudo descritivo e exploratório que utilizou de pesquisa bibliográfica para análise dos fatos e validação de hipóteses. Complementando o trabalho empírico, realizou-se pesquisa de campo na sede da cooperativa, objetivando identificar os atores e o papel desempenhado pela organização na cidade. Caracterizou-se como estudo de caso, aplicando entrevista estruturada com a Administração da COOPAPI para coleta de dados. E quanto à abordagem, a pesquisa se caracteriza como qualitativa.

O empreendedorismo social surge no Brasil a partir da década de 1990 e tem como principais características a formação de parcerias visando à resolução ou amenização de problemas socioeconômicos. Entre os instrumentos que colocam essas diretrizes na prática de economia locais no Brasil estão as cooperativas, que além de dinamizar a economia, promovem distribuição de renda. Une-se a essa questão, os projetos de Extensão Universitária, que auxiliam na disseminação da cultura empreendedora no país.

Por meio de práticas associativas e baseada nos conceitos do empreendedorismo social, a COOPAPI contribui na formação de um comércio justo de apicultura e dos demais produtos do seu portfólio no Rio Grande do Norte. Em relação ao Programa de Extensão CIPÓ, afirma-se que suas ações agem como instrumento de acountability do Governo com a sociedade, pois atua como prática da UFRN na mudança de paradigmas sociais em cidades localizadas no interior do estado.

O presente trabalho contribui como instrumento de validação dos conceitos do empreendedorismo social, ao evidenciar sua aplicação em cooperativas e Projetos de Extensão Universitária. Age como aporte teórico que auxilia na identificação de meios que promovam o desenvolvimento local, crescimento sustentável e redução das desigualdades sociais no território brasileiro. Exerce, também, importante papel na idealização de ações empreendedoras que fortaleçam o papel da Universidade na sociedade.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: