RESUMO
Código: 464
Tema: Estratégia Corporativa e de Stakeholders

 

Abrir
Arquivo

 
A Missão Organizacional das Melhores e Maiores Empresas do Brasil
 

Levando em consideração a importância da missão para o planejamento estratégico e tendo como base o ranking das Melhores & Maiores de 2012 visa-se, por meio desta pesquisa identificar como é a missão das empresas classificadas como “maiores e melhores” no Brasil. Esta pesquisa busca responder o seguinte questionamento: Qual a estrutura da missão organizacional das empresas classificadas como “Melhores e Maiores” no Brasil?

Quanto aos objetivos esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, e quanto aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa documental. Após consultar o website de cada uma das 500 maiores e melhores empresas (de acordo com o ranking da Abril) analisou-se o conteúdo (análise de frases e palavras) das declarações de missões para classificá-las nas categorias estabelecidas no referencial teórico. Após isso analisou-se quantitativamente os dados.

David e Pearce (1987) publicaram um dos primeiros estudos sobre a estrutura da missão organizacional. e após ele continuaram estudando a estrutura das missões organizacionais. David, 1989; Campbell e Yeung, 1991; Bart, 1997a e 1997b; Humphreys e Orr, 2001; David e Peyrefitte, 2006; Drori, Landau e Sheaffer, 2008; Case, King e Premo, 2010, 2011 e 2012, e Darbi, 2012 representam os principais estudos realizados no mundo sobre a estrutura da missão organizacional

O aspecto mais presente é a “Identificação do autoconceito e valores fundamentais, filosofia, tecnologias e competências essenciais e comportamento da organização” (70% das empresas). O segundo aspecto mais abordado é o detalhamento dos produtos e serviços que a empresa pretende oferecer, correspondendo cerca de 61% das empresas. O terceiro aspecto mais citado pelas empresas em suas missões organizacionais é a questão sustentável (social e ambiental). Este está presente em 56% das missões.

A principal contribuição deste estudo é a evidenciação de que questões como filosofias, valores, competências essenciais, produtos serviços, assim como questões sustentáveis, ambientais e sociais estão presentes de forma significativa nas missões organizacionais das “melhores e maiores”. Tais descobertas podem servir como base para outras pesquisas que busquem evidenciar como estas estruturas afetam o desempenho organizacional e as relações com os stakeholders conforme já discutido na introdução

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: