RESUMO
Código: 467
Tema: Pequenas e Médias Empresas

 

Abrir
Arquivo

 
O Ciclo de Vida Organizacional: Estudo de Caso em Uma Imobiliária do Interior do Rio Grande do Sul.
 

O presente trabalho tem como objetivo analisar o ciclo de vida organizacional de uma empresa do setor imobiliário, identificando o estágio em que se encontra, conforme as premissas do modelo de análise selecionado. Para tanto, o trabalho buscou na literatura modelos de análise de ciclo de vida das organizações para relacionar ao modelo escolhido e por meio de práticas de gestão e dimensões organizacionais relacionar dados encontrados com o modelo de ciclo de vida selecionado

Do ponto de vista da abordagem do problema, a presente pesquisa classifica-se como qualitativa, empregando a metodologia de estudo de caso único, pois a empresa selecionada é uma das primeiras a ser constituída no município. Como fontes de evidências foram utilizadas, entrevistas semiestruturadas, questionários com questões abertas e fechadas, documentos e observação direta. Utilizou-se a técnica informante-chave (key informant technique), onde foram realizadas duas entrevistas na empresa.

O conceito de ciclo de vida ou então ciclo vital, origina-se evidentemente da Biologia, porém, passou a ser também utilizado e adaptado para sistemas não biológicos (MARTINELLI, 1995). A abordagem para o desenvolvimento das organizações sustentadas na teoria do ciclo de vida organizacional, parte do princípio de que as organizações têm um comportamento similar ao ciclo biológico dos seres vivos: nascem, desenvolvem e podem chegar ao fim, com o desaparecimento, ou seja, a “morte” (ADIZES, 1988).

Pôde-se, através deste estudo, testar as evidências do modelo desenvolvido por Frohlich (2005), situando à organização pesquisada dentro de seu ciclo de vida. Mesmo que desenvolvido para análise de uma empresa sob circunstâncias significativamente diferentes, foi possível a utilização do referido modelo para análise de uma pequena empresa, e de um diferente setor. O modelo pôde, com êxito, situar a empresa em seu ciclo de vida, nas diversas dimensões pesquisadas.

Esta análise pode levar a empresa a fazer vários questionamentos, como o “por que” de algumas de suas características estarem em um estágio inicial de evolução, ou então daquelas que estão em um estágio posterior do ciclo de vida em relação as demais. O estudo também contribui para o aprimoramento da teoria do ciclo de vida organizacional, confrontando a teoria apresentada com a prática da organização, abrindo um viés para futuras análises abrangendo outras empresas.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: